Há quatro anos, a PUCRS vem fortalecendo o vínculo de alunos/as com o mercado de trabalho. Em 2019, a Universidade unificou os serviços de estágios e carreiras e criou o PUCRS Carreiras. Essa transição tem promovido um melhor atendimento para os/as alunos/as e alumni, o desenvolvimento da empregabilidade e trabalhado a carreira de forma mais sólida. Além disso, a ampliação do serviço permitiu disponibilizar no sistema vagas de estágio e efetivas, e o acesso a elas por todos os alunos matriculados na Universidade.
O serviço é referência na área, oferecendo aos/às alunos/as uma conexão ímpar com o mercado de trabalho. Esse é um dos grandes diferenciais, juntamente com o contato com as empresas e as parcerias construídas. O coordenador do curso de Biomedicina, Samuel Greggio, explora o serviço com seus alunos e ressalta sua importância.
“O apoio prestado pelo PUCRS Carreiras amplia a lógica da formação acadêmica, agregando valores e ferramentas que fortalece a rede de alunos e alumni para alcançar os objetivos profissionais”, destaca o professor.
Em quatro anos, o PUCRS Carreiras realizou mais de 19 mil contratos de estágios de todas as Instituições de Ensino Superior (IES). Para a coordenadora do serviço, Katia Almeida, esse número é resultado do trabalhado que está sendo desenvolvido.
“Hoje, nosso site é muito requisitado para divulgação de oportunidades por parte das empresas e isso faz com que muitos talentos de outras instituições busquem oportunidades no mercado de trabalho através dele”, pontua Katia.
Além da empregabilidade, outra área de atuação do serviço é o desenvolvimento de carreira: nestes anos, foram realizados mais de 7 mil atendimentos na Consultoria de Carreira.
O PUCRS Carreiras oferece consultoria de carreira, capacitações, oficinas, mentoria, vagas e programas de estágio e atividades de conexão com o mercado de trabalho. Para isso, conta uma equipe especializada nas áreas de consultoria de carreira, recrutamento e seleção, atendimento ao público, comunicação, financeiro, administrativo e comercial.