Conheça as diferentes abordagens e as oportunidades de trabalho na área
terça-feira, 23 de julho | 2024Conheça as diferentes abordagens e as oportunidades de trabalho na área
Foto: Envato Elements
Nunca se falou tanto em saúde mental. As pessoas já vinham se preocupando mais com o autocuidado e desenvolvimento pessoal nos últimos anos, mas os abalos emocionais causados pela Covid-19 intensificaram ainda mais essa busca pelo bem-estar. A saúde mental dos brasileiros, inclusive, foi considerada uma das piores do mundo no pós-pandemia, principalmente entre jovens abaixo dos 35 anos, conforme mostra o relatório do Global Mind Project.
É aí que entra a importância dos psicólogos/as, profissionais que avaliam e propõem tratamentos para minimizar o sofrimento emocional em diferentes situações e ambientes. Uma das áreas de atuação mais novas na profissão é, justamente, a de intervenção psicológica em contextos de emergências e desastres. Neuropsicologia, Psicologia do Esporte, Psicologia Forense, Psicologia Ambiental e Psicologia do Trabalho são outros exemplos de caminhos não tão convencionais que as pessoas formadas no curso de graduação podem seguir. E quem sabe você seja uma delas no futuro, já pensou?
Continue a leitura para conhecer melhor a profissão, as diferentes abordagens e as oportunidades de trabalho na área.
De modo geral, o papel do psicólogo é intervir no funcionamento psíquico, nas manifestações comportamentais e nas relações interpessoais. Pareceu complicado? Calma, isso significa que ele avalia a mente, o comportamento e as emoções humanas com o objetivo de recomendar tratamentos que ajudem indivíduos e grupos a lidarem melhor com suas questões internas. Ou seja, onde houver pessoas, a psicologia está ou deveria estar presente.
Leia também: Não haverá futuro sem saúde mental: conheça mais sobre o curso de Psicologia
Esse profissional pode atuar em diversos espaços, como clínicas particulares, escolas, empresas, indústrias, hospitais e clubes esportivos, por exemplo. Em cada um deles, as atividades do dia a dia e o público atendido pelo psicólogo são diferentes, mas o que não muda é que o seu propósito é contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Embora a clássica imagem do psicólogo frente a frente com o paciente em um consultório seja a mais comum ao se pensar nessa carreira, as possibilidades vão muito além e podem, inclusive, envolver outras áreas do conhecimento.
Comparada a outras carreiras mais antigas, como Medicina, Advocacia e Contabilidade, a Psicologia é uma ciência relativamente jovem no Brasil. A profissão foi regulamentada há pouco mais de 60 anos, então ainda há muitas possibilidades a serem exploradas e novas áreas de atuação estão surgindo. O curso da PUCRS, aliás, foi primeiro da Região Sul e segundo a ser criado no Brasil, antes mesmo da regulamentação da profissão, sabia disso?
É possível trabalhar de forma autônoma (em clínicas, consultório próprio ou assessoria psicológica para instituições), atuar no setor público prestando concursos voltados para psicólogos ou ser funcionário de uma empresa privada. A profissão ainda permite atender pacientes de forma remota em home office – aliás, esse serviço cresceu 52% após a pandemia de Covid-19 e segue sendo muito procurado.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Conheça algumas das áreas em que o psicólogo pode atuar:
Graduada em Administração, Alexandra Faro, de 50 anos, está se formando em Psicologia na PUCRS. / Foto: Luciana Marques
Independentemente da área ou do local em que atue, o psicólogo pode escolher a maneira como trabalhará com seus pacientes. Isso porque existem diferentes abordagens ou linhas teóricas que guiam como será a intervenção psicológica. Confira algumas delas:
Por existirem tantas áreas e abordagens que o psicólogo pode seguir, a melhor forma de se destacar nesse universo é se tornar um especialista em uma ou mais delas. Fazer um curso que vá além da graduação não só vai aprofundar os conhecimentos sobre métodos e instrumentos de atuação, como também permite conhecer novas possibilidades e caminhos profissionais.
Para quem quer se qualificar ainda mais, dois bons exemplos são as especializações em Psicologia do Esporte e, ambas oferecidas pela PUCRS. O primeiro curso explica como acontece a interação entre psicólogos e atletas/equipes esportivas, preparando o profissional para atuar no contexto do esporte.
Leia também: Curso de Psicologia prepara profissionais para os desafios da saúde mental na atualidade
Seu interesse está em outras áreas da Psicologia? Sem problemas, há muitas outras pós-graduações para quem quer se especializar nas demais possibilidades de carreira para psicólogos. Conheça aqui.
Se você gosta de ouvir e conversar com pessoas, tem curiosidade para descobrir como funciona a subjetividade humana, questiona por que as pessoas têm determinados comportamentos e consegue olhar para dentro de si de forma analítica, a graduação em Psicologia pode ser uma ótima opção. O principal instrumento de trabalho do psicólogo é a sua capacidade de escuta e reflexão crítica, constituindo-se em condição presente no fazer independentemente da área de especialidade que possa assumir na carreira.
Tudo isso é aprendido e praticado durante a graduação em Psicologia, que desde o primeiro semestre tem disciplinas que ensinam sobre os comportamentos humanos e apresentam como é a carreira nessa área. Na PUCRS, por exemplo, algumas das disciplinas oferecidas no 1º semestre são:
Nos semestres seguintes, as atividades aprofundam ainda mais os estudos e abordam as diferentes áreas de atuação. Veja algumas das disciplinas:
Ao longo do curso, os futuros psicólogos ainda realizam estágios profissionalizantes que são fundamentais não só para ganharem vivência prática, como também para entrarem no mercado de trabalho e começarem sua carreira.
E aí, ficou interessado em fazer Psicologia? Essa profissão tem uma função muito importante hoje em dia, afinal, as pessoas buscam cada vez mais bem-estar e qualidade de vida. Quer conhecer mais sobre o curso?