Neste domingo, 6 de dezembro, a PUCRS aplicou pela primeira vez uma prova de vestibular online para candidatas e candidatos a mais de 40 cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento. O teste de redação teve como tema a expressão “Você sabe com quem está falando?”.
“É difícil estabelecer com precisão as origens do termo no país, mas casos recentes mostram que a atitude de invocar a posição social para impedir uma interpretação ou um questionamento é um traço vivíssimo na sociedade brasileira”, indicou o enunciado, adaptado de reportagem publicada no portal G1RJ, assinada pela jornalista Shin Suzuki e disponível neste link: Por que o ‘você sabe com quem está falando?’ marca tanto o Brasil?. No conteúdo é possível relembrar o caráter de atualidade do tema com situações polêmicas em que a expressão foi utilizada e que foram amplamente divulgadas pela mídia e debatidas pela sociedade.
O convite foi para que candidatos discutissem – com argumentos baseados em fatos e dados da realidade pertinentes ao tema – as consequências da utilização desta pergunta como estratégia de manipulação de situações adversas, deixando bem claro o seu ponto de vista sobre os possíveis danos à convivência em sociedade.
A diretora acadêmico-administrativa da PUCRS, professora Ana Benso, explica que a Universidade buscou proporcionar uma oportunidade de reflexão aos estudantes. “Este tema pode ter surpreendido alguns candidatos que esperavam algo em relação à pandemia e à situação que nós estamos vivendo, mas na verdade é um tema tão atual quanto à Covid-19 e que deve ser refletido pelos jovens que estão interessados em ingressar no ensino superior. Provavelmente agora eles devem estar conversando e trocando ideias sobre esse tema que é tão relevante para formar os profissionais e cidadãos da nossa sociedade no futuro”, ressalta.
Os critérios de avaliação da redação são os mesmos utilizados em uma prova presencial: conteúdo, estrutura e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, ter entre 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa e seguir o tema proposto.
A relação de classificados deve ser divulgada até o próximo dia 11, em ordem alfabética, no site www.pucrs.br/estudenapucrs/vestibular. Estudantes aprovados serão avisados por e-mail e a universidade divulgará o resultado simultaneamente em seus canais oficiais, assim como informações sobre o procedimento de matrícula.
Leia também: Vestibular de Verão 2021: confira o gabarito da prova de Medicina da PUCRS
Em função da pandemia e da impossibilidade de realizar uma prova presencial para um grande número de pessoas – como realiza tradicionalmente –, a Universidade se preparou para oferecer diferentes formatos de seleção pautados em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e idôneo.
A prova foi aplicada por meio de um ambiente virtual composto de robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma oferece um ambiente de controle de navegação que impede consultas a outros navegadores e softwares durante a prova e o chamado proctoring online, que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.
O exame para candidatos ao curso de Medicina aconteceu presencialmente no sábado (05), das 13h às 18h30, nos prédios 8, 11, 12 e 50 do Campus. O gabarito com as questões corrigidas já está disponível neste link.
Leia também: Saiba como ingressar na PUCRS com a nota do Enem
Candidatos que tenham quaisquer dúvidas podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site www.pucrs.br/estudenapucrs ou pelo telefone (51) 2101.0110.