Ensino

Como é o profissional de negócios de que o mundo precisa

segunda-feira, 17 de outubro | 2022

escola de negócios

Profissional de negócios formado pela PUCRS vivencia de empresa júnior a desafios internacionais durante a graduação e pode integrar ligas conforme seus interesses. / Foto: Giordano Toldo

É comum associar o profissional de negócios a alguém de terno e gravata, que trabalha em uma grande empresa. Mas essa visão tradicional tem cada vez mais se distanciado da realidade. Hoje, quem opta por essa área pode atuar em diversas frentes, executando projetos de investimentos e finanças até negócios sustentáveis. E, por que não, empreendendo na sua própria empresa.

É com base nessa tendência, de uma área que se mostra cada vez mais diversa, que a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) direciona os seus cursos oferecidos na Escola de Negócios: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Os caminhos para quem deseja atuar na área de negócios são múltiplos e abrangem os mais diferentes objetivos. Isso porque o aluno sai da universidade com bagagem para atuar no segmento que desejar. Para isso, a grade curricular contempla desde mentoria para empreender e abrir seu próprio negócio até a resolução de casos reais e práticas imersivas em empresas – das mais tradicionais às mais disruptivas.

“O estudante de negócios precisa entender que a área que ele escolheu vai exigir habilidades e competências de outras fontes do conhecimento. Por isso, a PUCRS preza por currículos dinâmicos, que buscam entregar um profissional mais compatível com o mundo real”, aponta a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS, Kellen Fraga.

Todas as graduações, por exemplo, contam com disciplinas extensionistas, que buscam passar a aprendizagem a partir de experiências. Em sala de aula, os alunos recebem empresas de diferentes portes e setores e, sob orientação do professor, entregam serviços. Os estudantes ainda conseguem utilizar toda a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para o desenvolvimento das suas ideias.

Conheça os cursos e as formas de ingresso da Escola de Negócios da PUCRS

Desafios reais dentro da sala de aula

escola de negócios

Foto: Giordano Toldo

A Escola de Negócios da PUCRS se destaca, principalmente, pelas atividades práticas e de impacto. A ideia é levar o dia a dia profissional para dentro da sala de aula, possibilitando que o estudante estruture um portfólio de atuação já durante a graduação, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho.

Uma das formas de alcançar essa proposta é participando de ligas. Isto é, quando um conjunto de alunos se reúne para estudar, trabalhar, fazer network acerca da área que escolheram. É o caso da PUCRS Finance, a liga de mercado financeiro da PUCRS onde estudantes que se interessam pelo setor participam de challenges internacionais e nacionais, promovem eventos para a comunidade, e muito mais.

Também existe a opção de fazer parte de uma empresa júnior, como a Legacy. A consultoria criada por alunos da PUCRS tem a missão de capacitar os acadêmicos por meio da vivência empresarial. Na prática, permite solucionar desafios de empresas parceiras da universidade, por meio da prestação de serviço a preços acessíveis.

Ainda é possível destacar o Laboratório de Experiências do Consumidor (Labex), que simula uma loja tradicional e busca mapear a jornada do cliente e detectar padrões de escolha por meio de recursos tecnológicos, e o Estúdio de Finanças, que oferece assessoria financeira gratuita para a comunidade no Rio Grande do Sul.

“Na PUCRS, o aluno está exposto a iniciativas que envolvem o meio externo, ou seja, o meio profissional no qual o estudante vai atuar. Ele pode transitar entre projetos com professores, estágios, atividades especiais, entre outros. Damos oportunidade para que o acadêmico não fique preso ao campus e à sala de aula”, comenta o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Escola de Negócios da PUCRS, Ely Mattos.

Currículo multidisciplinar

escola de negócios

Foto: Giordano Toldo

A Escola de Negócios da PUCRS trabalha com uma grade flexível. De um total de 168 créditos, 24 são dedicados às disciplinas eletivas, que dão direito a certificados de estudos. Na prática, a universidade preserva a espinha dorsal de cada curso, com as hard skills que o aluno precisa aprender para ser um profissional de excelência, e acrescenta a possibilidade de temperar a graduação com soft skills de outras escolas que façam sentido para sua trilha e que podem gerar experiências reais de mercado.

Desta forma, um estudante de Economia pode optar, por exemplo, por uma certificação em Programação. Os princípios básicos aprendidos na segunda área podem ajudá-lo na hora de fazer modelos econométricos e projeções de mercado.

“Um currículo aberto dialoga com outras áreas do conhecimento e permite que os estudantes montem seu percurso formativo de acordo com aquilo que acreditam que seja melhor para complementar seu currículo”, diz Kellen.

É válido destacar que a universidade promove a troca de conhecimentos entre as áreas desde o início dos cursos, pois as três graduações da Escola de Negócios possuem disciplinas em comum. Trata-se de pilares básicos como estatística, matemática, comunicação e inovação. Esse contato também serve como uma forma de transitar entre as profissões e, se desejar, o estudante pode trocar de curso, sem nenhum prejuízo.

Essas aulas compartilhadas estão espalhadas do primeiro ao terceiro semestre. Depois, os estudantes têm acesso a disciplinas aprofundadas para cada curso.

A PUCRS ainda oferece a possibilidade de o aluno antecipar sua pós-graduação, cursando o mestrado durante a graduação e terminando as duas qualificações em menor tempo. Também é possível optar pela Pós PUCRS Online, que tem uma ampla oferta de cursos de especialização em MBA na área de negócios. Isso sem contar o acesso a pesquisas de impacto, voluntariado e atividades culturais, e intercâmbio.

Formas de ingresso

Interessados em estudar na Escola de Negócios da PUCRS podem realizar o vestibular ou solicitar o ingresso extravestibular. Outra possibilidade é por meio de processo de transferência, ingresso de diplomado, reopção ou reingresso. Confira as formas disponíveis em www.pucrs.br/estudenapucrs.

Siga a PUCRS no Instagram e acompanhe detalhes e novidades sobre os cursos

*Conteúdo publicado originalmente em GZH.