Ensino

Professora de Pós-Graduação em Psicologia palestra na ONU

quinta-feira, 28 de setembro | 2017

Lilian Milnitsky Stein na ONU

Foto: arquivo pessoal

A professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS Lilian Milnitsky Stein integrou o painel de especialistas do evento “Tortura em Interrogatórios: Ilegal, Imoral e Ineficaz”, realizado em Nova Iorque no dia 22 de setembro, durante a semana da 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU. A docente foi convidada a palestrar devido ao seu trabalho pioneiro, desenvolvido há mais de 15 anos, em temas relativos a coleta de testemunhos e depoimentos no âmbito jurídico, como também sobre técnicas de entrevistas investigativas baseadas em princípios científicos.

O encontro contou com a participação de mandatários e representantes de diversos países e teve como moderador o Secretário-Geral Assistente para Direitos Humanos da ONU, Andrew Gilmour. Foram debatidas estratégias para prevenir a tortura e outras práticas coercitivas em interrogatórios com suspeitos. A professora Lilian abordou as bases científicas que norteiam as melhores práticas de entrevista investigativa, baseadas nos avanços produzidos nos últimos 30 anos pelas pesquisas em Psicologia Investigativa. Ela discutiu também práticas de tortura empregadas pela CIA dentro do chamado “Programa de Interrogatório Aprimorado”, como por exemplo, aquelas a que foram submetidos muitos dos prisioneiros de Guantánamo.

“Esse tipo de evento traz à luz uma área infelizmente ainda insipiente em nosso país, no que diz respeito a aproximar a ciência das práticas investigativas, particularmente relativas às entrevistas com suspeitos, testemunhas e vítimas”, comenta Lilian. A organização foi da Secretaria de Direitos Humanos da ONU, com apoio do Centro para Direitos Humanos e Direito Humanitário da Escola de Direito da American University Washington, da Convenção contra Tortura e da Polícia das Nações Unidas.