Na última semana, a professora Manoela Ziebell de Oliveira, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, participou como palestrante convidada e mentora no Blended Intensive Programme (BIP) “Psychology in Disaster Management: A Multidimensional Approach to Resilience and Recovery”, na Espanha. O evento híbrido contou com sessões on-line nos dias 6 e 13 de junho de 2025 e presenciais entre os dias 30 de junho e 4 de julho na Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir (UCV), na cidade de Valência, e integrou a programação da aliança europeia EU-CONEXUS, que reúne universidades de vários países em ações de cooperação internacional.
O programa reuniu estudantes e professores de diferentes áreas do conhecimento — psicologia, saúde pública, gestão de crises e ciências sociais — em atividades presenciais e virtuais que combinaram aulas, visitas de campo, encontros com profissionais que atuam em situações de desastre e apresentações de projetos desenvolvidos pelos alunos em equipes multiculturais.
Durante o evento, Manoela ministrou uma palestra preparatória sobre formação de equipes em que abordou os desafios e potencialidades do trabalho em grupos diversos culturalmente e em termos de formação, além de apresentar recomendações para potencializar o trabalho a ser realizado pelos estudantes. Além disso, proferiu a palestra inaugural sobre Resiliência, em que abordou as bases da resiliência, seus impactos para indivíduos e comunidades, além de apresentar o caso das enchentes ocorridas em Porto Alegre, em 2024. A docente também acompanhou os estudantes ao longo da construção de seus projetos, atuando como mentora acadêmica.
“Fazer parte de uma iniciativa como essa é inspirador. Foi uma oportunidade para refletirmos sobre como desastres afetam não apenas a infraestrutura das cidades, mas principalmente as pessoas e comunidades”, avalia a professora. Segundo ela, outro assunto amplamente discutido no encontro foi como a psicologia pode contribuir para fortalecer a resiliência emocional e social nesses contextos, além de contemplar como os aspectos culturais impactam a percepção e o enfrentamento de diferentes situações de crise.
A participação da professora no BIP permitiu ainda estreitar a cooperação já existente entre a PUCRS e a Universidade Católica de Valência e indicou a possibilidade de estabelecer novas e promissoras parcerias com pesquisadores e docentes daquele centro de ensino.
“Essa vivência reforça o papel da universidade como um espaço de formação global, sensível às necessidades sociais e capaz de contribuir para soluções em contextos complexos. Volto com novas ideias para as aulas e para futuros projetos de pesquisa, incluindo possíveis colaborações internacionais”, explica Manoela.
A participação da docente foi viabilizada com o apoio do EU-CONEXUS Mobility Fund, que financia a mobilidade de pesquisadores externos à rede europeia. O convite para a participação se deve ao convênio de cooperação internacional entre a PUCRS e a UCV.
O evento contou com a presença de representantes de universidades da Espanha, Croácia, Lituânia e Romênia. Entre as temáticas abordadas nos projetos finais dos estudantes estiveram ações de suporte psicológico a sobreviventes de terremotos, inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão em situações de desastre, o papel invisível das mulheres em contextos de emergência e a resposta a enchentes.