Ensino

Prêmio Capes de Tese: conheça as pesquisas da PUCRS reconhecidas

quarta-feira, 17 de agosto | 2022

Prêmio Capes de TeseTrês pesquisas da PUCRS estão entre os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. O reconhecimento foi concedido pela 17ª edição do Prêmio Capes de Tese, que seleciona estudos realizados nos programas de pós-graduação brasileiros. 

Ao todo, foram selecionados 49 trabalhos vencedores entre 1.266 trabalhos inscritos em diferentes áreas do conhecimento. As pesquisas das estudantes Krist Helen Antunes e Priscila Lawrenz foram vencedoras nas áreas de Medicina e Psicologia, respectivamente. Além delas, Gabriela Texeira recebeu Menção Honrosa na área de Direito. 

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Carlos Eduardo Lobo e Silva, o reconhecimento evidencia, mais uma vez, a excelência da pós-graduação da Universidade, que cada vez mais traz soluções para os problemas reais da sociedade 

“A premiação é fruto do trabalho de estudantes, docentes e pesquisadores/as, que transformam o conhecimento científico em impacto humano e social. Esse prestígio nacional é reflexo de uma estrutura completa que valoriza e incentiva a pesquisa, a inovação e o fortalecimento da pós-graduação”. 

A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto. 

Krist Helen Antunes, egressa do PPG em Pediatria e Saúde da Criança / Foto: Jonathan Heckler

Descoberta de aliados no combate às doenças respiratórias 

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança, a pesquisadora Krist Helen Antunes desenvolveu um estudo que tem como objetivo identificar mecanismos que podem auxiliar a reduzir os impactos à saúde causados doenças respiratórias. A tese, intitulada Análise do papel dos ácidos graxos de cadeia curta nas infecções causadas por vírus respiratórios, foi orientada pela professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Ana Paula Duarte Souza, e contou com a co-orientação do professor Marco Aurélio, da Unicamp. 

“Me sinto extremamente honrada por ter meu trabalho de doutorado reconhecido através do recebimento de um prêmio tão prestigiado na academia. Foi uma trajetória árdua de muito trabalho e dedicação, que gerou vários frutos, dentre eles, três artigos científicos publicados em revistas internacionais renomadas na área”, celebra Krist. 

Para ela, o apoio de colegas e docentes foi fundamental para o desenvolvimento do estudo. “A realização desse trabalho incrível só foi possível porque tive toda estrutura e suporte disponibilizados pela PUCRS e pelo PPG em Pediatria e Saúde da Criança. Espero que a minha tese contribua para o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento científico de qualidade no Brasil”. 

Prevenção aos maus-tratos na infância 

A doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS Priscila Lawrenz foi premiada com o estudo que busca auxiliar na prevenção dos maus-tratos na infância. Intitulada Prevenção contra maus-tratos na infância: crenças sobre punições físicas, avaliação de intervenção para pais e de treinamento para psicólogos(as) e assistentes sociais, a pesquisa contou com estudos empíricos. A tese foi orientada pela professora Luísa Habigzang. 

Priscila Lawrenz, doutora pelo PPG em Psicologia da PUCRS / Foto: Arquivo pessoal

“Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que banaliza muito a violência contra as crianças, acreditando que é uma forma legítima de educar. No entanto, temos muitas evidências científicas que apontam os danos dessa prática, e a Universidade foi fundamental para viabilizarmos todas as etapas do projeto”, conta Priscila. 

Durante o desenvolvimento da tese, foi realizada a implementação e avaliação de um programa de intervenção com pais e cuidadores/as de crianças entre 0 e 10 anos de idade. “Tivemos a participação de mais de 50 pessoas e os resultados foram bem significativos. A avaliação antes e após o programa mostrou mudanças nas crenças das punições físicas como estratégias para educar. A ação também possibilitou discussões sobre uma série de temas relacionados à educação para um desenvolvimento positivo e seguro para as crianças”.  

O estudo envolveu, ainda, uma formação presencial na PUCRS para educadores e assistentes sociais de diferentes cidades do Estado, com o objetivo se tornarem facilitadores do programa de intervenção. “Desde o início, os/as professores/as do Programa de Pós-Graduação em Psicologia me incentivaram a realizar um doutorado que envolvesse pesquisa aplicada, em que pudéssemos promover intervenções que gerassem benefício para a sociedade”. 

Proteção contra o cyberbullying

Gabriela Cruz Teixeira, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, recebeu Menção Honrosa pela pesquisa sobre a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes nas plataformas digitais de comunicação. A tese foi orientada pelo professor Ingo Sarlet. 

“O Brasil é o segundo país no mundo que mais pratica cyberbullying contra crianças e adolescentes, portanto, é um problema que exige nossa atenção e cuidado. Realizei toda a minha formação acadêmica na PUCRS, o que contribuiu de forma muito significativa no desenvolvimento da minha tese”, ressalta Gabriela. 

A tese teve como objetivo analisar como as plataformas de mídias sociais são responsáveis e devem proteger direitos de crianças e adolescentes no ambiente online. A partir do estudo, a pesquisadora realizou palestras em escolas e formações para educadores, pais e o público infanto-juvenil. O estudo também deu origem ao livro Cyberbullying e Mídias Sociais, publicado em 2022.