Ensino

Pesquisa da PUCRS recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2024 

Prêmio destaca as melhores pesquisas desenvolvidas no Brasil

quinta-feira, 24 de outubro | 2024

Prêmio destaca as melhores pesquisas desenvolvidas no Brasil 

O conhecimento gerado por sua pesquisa impactará tanto a conservação das espécies do gênero Leopardus quanto o entendimento inédito de sua evolução. / Foto: Arquivo Pessoal

A tese de doutorado de Fernanda Trindade, egressa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da PUCRS, foi reconhecida com menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2024. Intitulada “Genômica Evolutiva do Gênero Leopardus (Mammalia, Felidae) com Ênfase no Processo de Hibridação entre L. guttulus e L. geoffroyi“, o trabalho investiga a hibridação entre duas espécies de felinos e suas implicações para a conservação. Com um olhar multidisciplinar, Fernanda conseguiu conectar diferentes áreas acadêmicas para explorar seu campo de pesquisa desde a graduação. 

“Sempre tive curiosidade em entender como a vida funciona do ponto de vista biológico. Durante a graduação, descobri, junto com meu interesse por computação, que a genômica e a bioinformática esclarecem questões sobre a evolução das espécies que não conseguimos ver a olho nu, como se fosse uma história oculta no DNA, cujas consequências vemos no presente”, destaca a aluna.  

O conhecimento desenvolvido durante sua pesquisa terá impacto não só na conservação das espécies do gênero Leopardus, mas também no entendimento de sua evolução de uma maneira inédita.  

“Acredito que o conhecimento é algo que deve ser compartilhado e com a experiência que adquiri neste estudo, hoje posso transmitir o que sei sobre genômica e bioinformática para outras pessoas que queiram entender mais sobre o assunto”, afirma Fernanda. 

Da iniciação científica ao pós-doutorado 

Fernanda Trindade é egressa do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular. / Foto: Arquivo pessoal

Pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, e orientador de Fernanda, Eduardo Eizirik, destaca que o prêmio é o reconhecimento de uma trajetória ímpar. O docente vê Fernanda como uma aluna excepcional.  

“Ela trabalhou comigo desde a Iniciação Científica até o pós-doutorado, sempre apresentando um desempenho excelente. Sua capacidade intelectual, dedicação, seriedade e disposição para trabalhar nos projetos, junto de seu interesse em fazer pesquisa científica de alto nível, são todas características que a definem e que a tornam uma pesquisadora da mais alta qualidade, de nível internacional”, destaca o professor.  

Importância da premiação 

Para Eizirik, a menção honrosa neste prêmio representa o reconhecimento pela CAPES da qualidade e relevância das pesquisas científicas desenvolvidas na PUCRS. O professor explica que esses prêmios são importantes para destacar projetos de alto nível, dando visibilidade aos avanços científicos e sua relevância para a humanidade.  

“Isto pode facilitar a divulgação para a sociedade destes avanços, e motivar jovens a embarcarem na carreira científica”, reitera o pesquisador.  

Fernanda vê o reconhecimento com a menção honrosa como uma grande satisfação.  

“Fiquei muito feliz. Na verdade, só de ter minha tese selecionada pelo PPGBCM para concorrer ao prêmio, já me senti muito honrada e realizada, considerando os outros excelentes trabalhos defendidos no ano”, afirma.  

Mestrado e Doutorado: inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para ingressar em um dos 20 programas de pós-graduação da PUCRS em diferentes áreas, como Ciências Sociais, Ciência da Computação, Economia, Medicina, Odontologia, História e Letras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de novembro.