A discente Andressa Lemes da Silva, da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos, defendeu sua dissertação intitulada “LinkedIn X Glassdoor e os desafios na construção da marca empregadora — Um olhar sobre as (in)coerências entre os discursos organizacionais e as experiências visibilizadas pelos empregados”.
A pesquisa, orientada pela professora Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker, foi aprovada pela banca composta pela professora Dra. Rosângela Florczak (PUCRS) e pelo professor Dr. Diego Wander (UFRGS).
O estudo teve como objetivo investigar os atributos da marca empregadora e as narrativas discursivas construídas pelas empresas reconhecidas como as melhores para trabalhar no LinkedIn, em contraste com as experiências compartilhadas por empregados e empregadas no Glassdoor.
“Fico extremamente feliz por ter pesquisado um tema ainda recente na academia, como a marca empregadora, mas que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. Acredito que teoria e prática devem caminhar juntas, questionando e apontando novos caminhos para a comunicação organizacional”, afirmou Andressa.
Sobre os desafios da jornada acadêmica, ela comentou que retornar aos estudos após quase dez anos foi desafiador, mas também instigante e revelador. “Nas aulas, conseguimos ‘virar a chave’ e vivenciar momentos de debate e reflexão que nos fazem pensar — e repensar — nossas práticas diárias”, explicou.