Ensino

Mobilidade acadêmica abre inscrições para 59 universidades do exterior 

Edital 1 recebe inscrições até 5/8 e edital 2 até 15/8 

terça-feira, 09 de julho | 2024

Edital 1 recebe inscrições até 5/8 e edital 2 até 15/8 

As alunas da Escola Politécnica da PUCRS Alice de Almeida e Manuela Ferreira realizaram mobilidade acadêmica na Universidade de Parma.

Estão abertas as inscrições para os editais para mobilidade acadêmica, com início dos estudos no exterior no primeiro semestre de 2025. Nestes editais, há mais de 100 vagas em 22 em países, como Canadá, Japão, Suécia, Estados Unidos e Chile. O edital 1 recebe inscrições até 5/8 e edital 2 até 15/8.  

No programa, estudantes da PUCRS de todos os cursos de graduação podem escolher a universidade de destino de interesse para estudar por um semestre, com aproveitamento dos créditos cursados no exterior em sua grade curricular da PUCRS. Os participantes estão isentos de taxas acadêmicas na universidade de destino, devendo manter vínculo com a PUCRS durante o período no exterior.  

Conheça os requisitos 

Para participar da mobilidade, é necessário: 

  • Estar matriculado em curso presencial de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade; 
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição; 
  • Estar presencialmente estudando na PUCRS; 
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2025/1 ou logo após ao retorno da mobilidade); 
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 03 reprovações no curso atual (verificar no Histórico Escolar Digital); 
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições previsto no cronograma deste edital; 
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino. 

Experiências que enriquecem a formação 

Todos os semestres, dezenas de estudantes PUCRS embarcam para experiências internacionais pela mobilidade acadêmica. Foi o caso da estudante de Engenharia de Produção da Escola Politécnica Alice de Almeida, que escolheu a Universidade de Parma, na Itália, para seu intercâmbio. 

“Durante esse período, aprendi a valorizar nossa independência e a explorar novas culturas. Aproveitei para aprimorar meu conhecimento da língua e da cultura italiana. Acredito que o maior impacto da mobilidade está em nos redescobrirmos durante esse tempo fora, refletindo sobre nosso futuro tanto como profissionais quanto como pessoas”, destaca. 

Mais informações sobre o processo seletivo, editais e sobre o programa podem ser acessadas pelo site, como também solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na sala 110 do prédio 1 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.