Ensino

Maratona de Inovação reúne estudantes da PUCRS e alunos de universidades da América Latina  

Durante a semana, participantes tiveram a oportunidade de desenvolver soluções para os desafios climáticos. Conheça os destaques

quarta-feira, 13 de novembro | 2024

Foto: Gabriela Figueiredo

Entre os dias 4 e 8 de novembro aconteceu a 6ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS (MIP), realizada pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR) e pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em conjunto com as sete Escolas da Universidade. Os alunos, divididos em grupos, participaram de workshops e receberam mentorias para o desenvolvimento de projetos. Nesta sexta edição, os participantes criaram soluções a partir do tema Porto Alegre Resiliente. 

Foram 105 inscrições de 21 cursos de graduação da PUCRS, envolvendo as sete escolas da Universidade, além de 35 estudantes de sete países – Peru, Nicarágua, México, Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina – representando 16 instituições de ensino superior.  A MIP acontece anualmente e é uma das iniciativas integrantes do Track Startups, a trilha de empreendedorismo da PUCRS. Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups ressalta a importância da Maratona para uma formação dos estudantes.  

“Sendo uma das iniciativas do Track Startups, a MIP tem um papel muito importante na formação empreendedora proposta pela PUCRS. Nessa edição, de modo especial, tivemos uma maratona internacional, realizada em parceria com a Columbus Association, e é essa diversidade que impulsiona, ainda mais, a inovação no desenvolvimento de novas soluções. Ficamos bem felizes em construir essa edição e animados de acompanhar o amadurecimento dos projetos ao longo da MIP”, comenta Daniela.  

A Maratona foi dividida em quatro eixos temáticos: Tecnologias, Saúde e Bem-estar, Meio Ambiente e Energia e Sociedade e Desenvolvimento. A partir do tema e dos eixos, os grupos multidisciplinares escolheram entre os desafios já propostos para construir suas soluções. 

 “Tivemos cinco dias intensos na MIP, com momentos de troca de experiências entre estudantes de diversas nacionalidades.  Os projetos apresentados foram excelentes e voltados para o benefício da sociedade“, reforça o professor Domingos Rafael Valladares  

Na tarde da última sexta (8), os participantes apresentaram suas soluções para uma banca avaliadora e conheceram os projetos destaques da edição. Integrante do grupo premiado no eixo Tecnologia, Isabela Mascarenhas, aluna do 7º semestre da Escola de Direito, ressalta os ensinamentos e a experiência que teve nos dias de Maratona.  

Foram 105 inscrições de 21 cursos de graduação da PUCRS, envolvendo as sete escolas da Universidade, além de 35 estudantes de sete países. / Foto: Gabriela Figueiredo

“Durante uma semana eu pude participar da MIP, uma experiência muito divertida e que me deixou muitos aprendizados. Sou pesquisadora na área de direito urbano e com esse evento pude colocar em prática meus conhecimentos, transformando a teoria em prática. Junto ao meu grupo, composto de colegas de diferentes áreas do conhecimento, pudemos desenvolver uma solução tecnológica para auxiliar na resiliência e sustentabilidade da cidade de Porto Alegre”, comenta.  

Além de Isabela, o grupo era formado por outros dois estudantes de Direito, Carolina Gianatassio e Rodrigo Moreira, e por Iuri Cauãn, aluno da Escola Politécnica. Os quatro desenvolveram a Ecobinova, uma plataforma que auxilia na gestão de resíduos urbanos.  

Jamily Coelho, estudante da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, também esteve entre os grupos premiados da edição. 

“Decidi participar da primeira MIP internacional com o objetivo de colocar em prática o aprendizado adquirido durante o curso de Relações Públicas e, ao mesmo tempo, exercitar meus conhecimentos nos idiomas espanhol e inglês. Posso dizer que as expectativas foram superadas de forma impressionante”, comenta Jamily.  

O grupo da estudante era formado por Joel Sebastian, Juan Pablo e Rebeca Maria, alunos de universidades associadas a Columbus Association. A equipe desenvolveu a Safe Waves, plataforma de comunicação para tempos de crise.  

“Durante os desafios, tanto da maratona quanto da imersão no uso dos idiomas, exploramos o que há de melhor em nosso grupo: criatividade, pensamento crítico, senso político e, claro, uma grande capacidade de pesquisa. Um dos momentos mais marcantes foi quando nosso grupo recebeu o prêmio de destaque por desenvolver uma ferramenta de comunicação voltada para desastres naturais, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade. Foi uma honra ver nosso trabalho reconhecido. O que mais me marcou foi a experiência de trabalhar no Idear e no Tecnopuc ao lado de colegas como Juan, Rebecca e Joel. A troca de conhecimentos e o aprendizado constante foram fundamentais para o meu crescimento profissional e pessoal. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, finaliza a estudante.  

Conheça os destaques da edição:  

Além dos destaques de cada eixo, a Maratona também conta com outras duas premiações: o prêmio da Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS (AGES) e o do Tecnopuc. O prêmio oferecido pela AGES possibilita que os destaques da categoria desenvolvam a plataforma proposta durante a Maratona. A premiação Tecnopuc possibilita aos grupos que tenham uma vaga garantida na próxima edição do Tecnopuc Garage. 

 Eixo Tecnologia  

  • Ecobinova: API REST que processa dados de sensores para otimizar a gestão de resíduos e apoiar a sustentabilidade. 

Eixo Meio Ambiente e Energia  

  • 3D Flood Simulator: Plataforma interativa de simulação em tempo real para visualização e análise de eventos climáticos, auxiliando na tomada de decisões. 

Eixo Sociedade e Desenvolvimento  

  • Lobo-Guará: Site de localização e comunicação em tempos de crise no Rio Grande do Sul. 

Eixo Saúde e Bem-estar  

  • Safe Waves: Ferramenta de comunicação essencial para garantir que todos recebam alertas em situações de emergência, mesmo sem smartphones. 

Prêmio AGES:  

  • Sistema Unificado para Segurança Climática: Plataforma integrada que monitora, analisa e prevê eventos climáticos extremos, oferecendo suporte para decisões informadas. 

Prêmio Tecnopuc:  

  • Logo-Guará  
  • 3D Flood Simulator  
  • Sistema Unificado para Segurança Climática  

Leia também: Sétima edição do Tecnopuc Experience recebe mais de 4 mil inscrições