A Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) promoveu, nesta segunda-feira (19), um evento para debater as conexões e possibilidades entre comunicação e esporte. O encontro contou com a participação dos jornalistas Alice Bastos Neves, apresentadora do Globo Esporte RS, Lucianinho Périco, narrador e apresentador da RBS, e Tiago Cirqueira, gerente executivo de esportes da RBS, além de estudantes de comunicação da PUCRS e de outras instituições, e pessoas interessadas pelo tema.
A partir do assunto “Esporte no Grupo RBS: da raiz do Gaúchão às coberturas pelo mundo”, Alice explicou que, durante as coberturas, permite-se emocionar com o dia a dia. Destacou que o jornalismo esportivo tem o poder de transformar realidades e que, ao abraçar as histórias cotidianas, não tem um único papel: além de transmitir informações, também provoca emoção no público que está assistindo.
Leia também: Sociólogo Dominique Wolton realiza palestra na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS
Quem assistiu à palestra também pôde ouvir sobre quais são as características essenciais dos comunicadores que realizam coberturas esportivas. Lucianinho sublinhou a importância de manter a imparcialidade como um alicerce para garantir que a informação seja disseminada de maneira abrangente, alcançando, sempre que possível, a maior diversidade de públicos.
Tiago Cirqueira compartilhou vários projetos do Grupo RBS, destacando que, para conquistar a cobertura de eventos mundiais, é fundamental vivenciar e valorizar as experiências dos eventos esportivos locais, como os do interior do Estado. Um exemplo notável é o clássico Gauchão, campeonato que recebe cobertura completa em todos os canais da RBS – rádio, TV, online e impresso. Após a palestra, os/as estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os jornalistas.
A temática faz parte da grade de disciplinas da Famecos – que recentemente foi reconhecida por meio do Ranking Universitário da Folha (2023), como a melhor Escola de Comunicação do país, entre as universidades privadas.
Quando se trata de formar um profissional da comunicação e prepará-lo para o mercado de trabalho, a Famecos se destaca pelo portfólio rico em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Além de estar em um ecossistema completo de inovação que permite a junção de muitas possibilidades em um só lugar. A decana da Escola, Rosângela Florczak, destaca o percurso formativo aberto, que permite que os alunos descubram e se encontrem com suas principais áreas de interesse. “O estudante pode fazer esses movimentos laterais, ele pode circular pelos cursos para ir compondo sua formação”. A conexão com o mercado de trabalho é outro ponto forte da escola.
“O mercado está toda hora aqui dentro, nós trazemos profissionais para a sala de aula. Hoje, além do professor pesquisador, temos um perfil de professor que está crescendo aqui dentro da Famecos, aquele professor que também está no mercado, vivenciando as rotinas do dia a dia da comunicação. E isso é uma porta de entrada para o aluno que já faz seu networking durante as aulas”, destaca a decana.
Leia mais: Inquieto, curioso e atualizado: assim é o profissional de comunicação e criatividade