A bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior da PUCRS Joana Nunes Barichello desenvolveu o site Future Leaders Official, elaborado com o objetivo de difundir o conhecimento sobre economia, liderança e empreendedorismo em linguagem acessível para jovens do Ensino Médio. A estudante foi orientada pelo professor e pesquisador da Escola de Negócios Éder Henriqson, pelo projeto de pesquisa intitulado Desenvolvimento organizacional em fatores humanos e resiliência sistêmica.
O docente explica que neste projeto os estudos tiveram como tema a indústria de óleo e gás. Em específico, Joana pesquisou sobre impactos da Pandemia de Covid-19 no setor e a capacidade das empresas responderem à crise, garantindo segurança e continuidade dos negócios. De acordo com a aluna, essa experiência trouxe um contato com o assunto que nunca tinha visto durante a escola, possibilitando um senso crítico apurado e aprendizados de como pesquisar e escrever de forma científica.
“Tive contato com temas que não vejo durante as aulas no ensino médio como Economia, Administração, Empreendedorismo e Finanças. Nessa experiência do IC Júnior tive contato com coleta de dados, li artigos, fiz pesquisas com empresas, aprendi a fazer gráficos e ter iniciativa. Foi uma experiência que agregou muito pra mim, já que quero ingressar na faculdade”, destacou Joana.
A Joana participou do Pré-Grad, atividade interativa de imersão universitária que propiciou a aluna se aventurar trilhas de conhecimento na Escola de Negócios, experimentando diversas possibilidades na área, além de conhecer melhor os cursos da PUCRS e as estruturas do Campus. Este contato despertou o interesse pelo IC Júnior e por conta própria buscou realizar sua inscrição de forma online, onde respondeu em vídeo algumas perguntas para demonstrar seu interesse em participar do Programa de IC Jr.
A oportunidade é voltada para quem deseja ingressar no universo da pesquisa e iniciar seu processo de reflexão e de inovação no âmbito da Ciência e da Tecnologia. O Programa de IC Júnior aproxima estudantes de ensino médio e grupos de pesquisa. O professor Éder Henriqson é orientador dentro do Programa e destaca que a iniciativa contribui não só com as escolhas de formação profissional dos estudantes como também proporciona a eles um ambiente acadêmico estimulante de estudo.
“Os alunos de ensino médio têm contato com a pesquisa e relacionamento com outros estudantes de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores, e contatos com diferentes organizações junto as quais nossas pesquisas são realizadas. Ao mesmo tempo, é uma forma de estimular esses estudantes à vida acadêmica e ao interesse na ciência”, finalizou.
Leia também: Estudante de Psicologia é selecionada para atuar como monitora de pesquisa na Conferência Nacional de Saúde