O Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação reconhece e divulga práticas educacionais de sucesso que fomentam o comportamento empreendedor nos alunos. A celebração, realizada em Porto Alegre no dia 20 de maio, homenageou iniciativas do Ensino Superior, Técnico, Médio e Fundamental. O Idear, que desenvolve a atitude empreendedora da comunidade universitária e promove o pensamento voltado para a solução de problemas através de palestras, cursos, consultorias e eventos, garantiu o título na categoria de Ensino Superior. O laboratório ainda disputa as etapas regionais e nacionais, em julho e agosto deste ano.
Pensado para ser ponte entre o conhecimento adquirido em sala de aula e a execução de projetos que atendam às necessidades sociais, o Idear organiza ações como o Torneio Empreendedor, Mentorias de Projeto, Programa Rocket, disciplina Projeto Desafios, aulas no Metódo Exponencial e Método de Sala de Aula Invertida, além de palestras, eventos e workshops. Mais de 17.000 estudantes, professores e interessados da comunidade externa já receberam orientação na sala 210, no Living 360º (Prédio 15).
Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no laboratório influenciaram a coordenadora Naira Libermann a inscrever o espaço na competição. “Já obtivemos reconhecimento nacional em 2017, e seguimos evoluindo. É uma oportunidade de mostrarmos isso para o país”, comenta. De acordo com Naira, a conquista do Troféu Ouro evidencia o status de referência da PUCRS no relacionamento entre pedagogia e empreendedorismo. “O que realizamos é inédito e transversal. Educação empreendedora significa aprender a gerar benefícios para a sociedade. Para nós, o objetivo é formar cidadãos capazes de gerar transformações socais e econômicas”, reflete.
No concurso, são avaliadas as Características do Comportamento Empreendedor (CCE), como iniciativa, persistência, eficiência, risco calculado, planejamento sistemático, rede de contatos e independência. Também são consideradas a sustentabilidade, a adptabilidade a geração de valor das ideias. “Ganhar a etapa estadual significa muito, ficamos felizes. Demonstra que alcançamos essas premissas e que estamos realizando algo grande”, comemora a coordenadora. O IDEAR participa ainda das etapas regionais e nacionais, que acontecem em julho e agosto. Segundo Naira, o avanço na competição também proporciona o contato com Universidades de todo o território nacional. “Esperamos aprender bastante e divulgar o que estamos fazendo para o resto do Brasil. Nossa expectativa é a melhor possível”, torce.
O Prêmio tem origem no desejo do Sebrae de estimular as boas práticas empreendedoras nas instuições de ensino brasileiras. Apenas este ano, o concurso recebeu mais de mil inscrições. Para a organização, a homenagem permite disseminar a cultura do empreendedorismo nas diferentes fases do desenvolvimento acadêmico. O Service Learning, programa da PUCRS que une estudantes e investidores externos para auxiliar a comunidade, também foi homenageado, garantindo a terceira colocação na categoria Ensino Superior.