Na última terça-feira, 29 de abril, a Abrapcorp anunciou, por meio de seu perfil no Instagram, os trabalhos finalistas dos Prêmios Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias 2025. Ao todo, oito trabalhos foram selecionados: duas teses, três dissertações e três monografias. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, que acontecerá no encerramento do XIX Congresso Abrapcorp, no dia 22 de maio, às 21h.
Os Prêmios Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias visam fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, bem como no âmbito dos Cursos de Graduação, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área. Em 2025, a premiação considerou os trabalhos defendidos em Programas de Pós-Graduação da área de Comunicação no Brasil (no caso de Teses e Dissertações), e em cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (no caso de Monografias), entre 01 de março de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por mais de 40 professores doutores vinculados a diversos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de instituições de todo o país. A seleção seguiu critérios rigorosos, que contemplaram: originalidade e atualidade do tema; pertinência e solidez do suporte teórico; rigor metodológico; estrutura do trabalho; qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa; além da qualidade dos resultados e potencial para avanço do conhecimento e inovação na área. Confira, a seguir, os trabalhos finalistas:
Do debate público à suspensão do empreendimento minerário: públicos, argumentos e variáveis discursivo-contextuais no caso Mina Guaíba
Autor: Douglas Elias Carvalho (UFRGS)
Orientador: Rudimar Baldissera
Militarização urbana, um “arrastão” de sentidos: narrativas de O Globo sobre as intervenções militares no Rio de Janeiro (1992 – 2018)
Autor: Igor Lacerda (UERJ)
Orientador: Ricardo Freitas
Comunicação e relações de trabalho – o entre-lugar do cuidado na gestão de crise em vinícolas gaúchas
Autora: Thaise Ribeiro (PUCRS)
Orientadora: Rosângela Florczak
Comunicação no Terceiro Setor – diálogo entre empresas e organizações sociais
Autora: Roberta Attene (UMESP)
Orientador: Luiz Alberto Beserra de Farias
Política não se discute: a influência da ideologia no binômio comunicação interna e comprometimento organizacional
Autor: Leandro Orsolini Duarte (USP)
Orientadora: Margarida Kunsch
O ciberativismo feminista na era digital: uma análise sobre a midiatização das Relações Públicas e seus efeitos na autoimagem feminina
Autora: Luiza Ozeas (Cásper)
Orientadora: Ethel Shiraishi Pereira
Interesse público ou de um público: a busca pela (in)visibilidade no RS Innovation Stage
Autor: Gabriel Pedroso (UFRGS)
Orientador: Rudimar Baldissera
Discurso, legitimidade e reputação na comunicação institucional de multinacionais no conflito russo-ucraniano
Autora: Ingrid Vellasco Dias (UnB)
Orientador: João José Curvello