Ensino

Famecos promove evento em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol 

terça-feira, 14 de dezembro | 2021

Foto: Editorial J/Divulgação

Na tarde do último sábado, dia 11 de dezembro, o campo do Parque Esportivo da PUCRS foi palco de um grande evento: a primeira partida de futebol organizada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em parceria com a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. 

Durante o jogo, os times do Quilombo do Observatório, treinados pelos ex-jogadores da dupla gre-nal Roger Machado e Daniel Franco, se enfrentaram em uma partida na qual o placar ficou em segundo plano. Apesar do empate em 3×3 entre as equipes, a disputa teve um grande vencedor: o respeito 

Contando com alunos e ex-alunos da Famecos, além de personalidades esportivas e de outros segmentos da sociedade, a partida teve como principal objetivo a conscientização, valorizando a importância da luta por uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. Além disso, o público que presenciou a partida no estádio compartilhou solidariedade e esperança: para assistir ao jogo, era necessário contribuir com 1 kg de alimento não perecível. 

O evento ainda foi destaque na mídia, contando com a participação de canais de televisão e emissoras de rádio da Capital. O jogo também foi acompanhado pela equipe do Editorial J, laboratório de jornalismo da Famecos.  

Saiba mais sobre o trabalho do Observatório da Discriminação Racial no Futebol 

Criado por Marcelo Carvalho, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um espaço criado para vigiar, acompanhar e monitorar os casos de racismo ocorridos no futebol brasileiro. O projeto faz uso do esporte mais popular do País para trazer à tona debates e ações pertinentes de enfrentamento ao racismo. 

Além disso, o Observatório também realiza diversas ações informativas e educacionais como forma de combater o preconceito. Todos os anos, inclusive, é lançado o Relatório da Discriminação Racial, um documento que reúne casos de preconceito e discriminação nos esportes e que vai além dos casos de racismo, observando todas as formas de preconceito, como o machismo, lgbtfobia e xenofobia.

Confira mais fotos da partida