Evento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril e é considerado o mais tradicional encontro científico do RS na área
sexta-feira, 26 de abril | 2024Evento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril e é considerado o mais tradicional encontro científico do RS na área
Estudantes de iniciação científica e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS receberam, na última semana, duas importantes premiações no 27º Encontro Gaúcho de Endodontia. O evento, realizado no Teatro do prédio 40 da PUCRS, nos dias 19 e 20 de abril, é organizado anualmente pelo Grupo de Professores de Endodontia do Rio Grande do Sul (GPERGS) e considerado o mais tradicional encontro científico do RS na área.
Liliana Preto Agostini Stys, doutoranda do PPG em Odontologia (PPGO), recebeu o prêmio principal do evento. Ela conquistou o 1º Lugar na categoria Pesquisa Científica, apresentando o estudo intitulado “Validação de um novo instrumento de autorrelato para rastreamento populacional de periodontite apical: estudo de acurácia diagnóstica”.
A pesquisa premiada tem como coautores a aluna de iniciação científica Marinice Ferreira da Rosa, e os egressos do PPGO Gisele Jung Franciscatto, Isadora de Souza Basso e Rafael Chies Hartmann, que também é docente do curso de Odontologia da PUCRS.
O estudo apresentou e avaliou a precisão diagnóstica de um novo instrumento de autorrelato para triagem populacional de periodontite apical (PA) utilizando tomografia computadorizada de feixe cônico como padrão de referência. Os resultados revelaram que o novo método populacional é eficaz para prever indivíduos com maior probabilidade de apresentar a periodontite apical, com poder preditivo positivo superior a 80%. Este novo método, de baixo custo e rápida aplicação, pode ser uma ferramenta valiosa para o rastreamento epidemiológico da PA, contribuindo para a vigilância endodôntica e para as políticas públicas em saúde bucal.
Além do prêmio principal, o PPGO da ECSV recebeu menção honrosa pelas mãos da aluna de iniciação científica Giovana Pittol Dorigoni. Ela apresentou o estudo “Associação entre carga inflamatória bucal, hipertensão e resposta da pressão arterial ao esforço físico”, que tem como coautora a doutoranda do PPGO Barbara Thereza de Freitas Koppe.
Ambos os estudos premiados foram orientados pelo professor Maximiliano Schunke Gomes, atual coordenador do PPGO da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.
Leia também: Últimos dias para se inscrever nos cursos de especialização e MBA na PUCRS