A 13ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA) teve uma nova dinâmica: a competição foi totalmente online, possibilitando que pessoas de todo o Brasil participassem. Além disso, a premiação recebeu o maior número de inscrições da sua história: foram mais de 550 universitários e universitárias de diferentes regiões. Dentre elas, destacaram-se Eduardo Avila Dalbem e Natália Paszinski de Almeida, do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos; e Natália Pagliarin Appel, da UFRGS, que ficaram em 3º lugar.
A Gerdau é a maior recicladora de aço da América Latina. Como comunicar a importância dessa informação para a população?
A partir dessa provocação, a equipe gaúcha construiu um plano de comunicação integrada, com a orientação do professor Diego Wander. A proposta incluiu o mapeamento de interlocutores estratégicos em iniciativas discursivas, mas principalmente práticas.
Segundo Wander, o prêmio se consolidou como o principal reconhecimento em comunicação empresarial a estudantes de graduação, em nível nacional, sob a perspectiva do mercado. “O trabalho desenvolvido por essa equipe foi muito consistente. A colocação evidencia o quanto esses estudantes de Relações Públicas estão preparados para os desafios da profissão. Fico feliz por viver essa experiência com eles”, destaca.
“Não esperávamos vencer, entramos no projeto pela curiosidade. Com certeza é um fechamento de um ciclo lindo, como me formo neste ano. É muito gratificante reconhecer e acreditar no nosso potencial em meio a tantos outros estudantes e universidades do Brasil”, conta Natália Paszinski.
Para o seu colega Eduardo, a experiência foi igualmente emocionante: “Confesso que não esperava chegar tão longe logo na primeira vez participando da premiação, mas sempre acreditei no nosso potencial. É muito intenso enquanto estudante poder aplicar todo conhecimento desenvolvido na Universidade em um case prático de mercado para uma empresa como a Gerdau”, comenta.
Esse foi o nome do projeto que garantiu o prêmio para o grupo. A equipe elaborou um plano de comunicação integrada multiplataforma para diferentes públicos, com quatro eixos: educar, edificar, fortalecer e difundir. Confira:
Após definir os públicos prioritários, foram pensadas quais mensagens e sentimentos gostariam de passar. A proposta envolve jornadas educacionais; gamificação; consciência ambiental e reciclagem; distribuição de kits de robótica com materiais reciclados; parcerias público-privadas; casa sustentável itinerante; e muito mais.
O PUA é a chance de estudantes de universidades de todo o País mostrarem seu talento. A proposta é aplicar conhecimentos acadêmicos na resolução de um case de comunicação de uma grande marca, buscando soluções para questões estratégicas e tornando o desafio plural e real.
Cada grupo vencedor recebe R$ 10 mil, para o primeiro lugar; R$ 5 mil, para o segundo lugar; e R$ 3 mil, para o terceiro lugar. Os projetos estarão disponibilizados no site do PUA e nas redes sociais da Aberje.