Felipe Baptista, aluno do curso de Engenharia de Software da Escola Politécnica da PUCRS, foi um dos premiados na última edição do Moving the Cities 2023, conquistando o terceiro lugar. O evento, que aconteceu na cidade de Munster, na Alemanha, entre os dias 16 e 27 de outubro, é realizado pela Universidade FH Münster desde 2018. O aluno foi selecionado para participar do projeto na 6ª edição da Hackathona de Engenharia de Software, realizada no mês de maio na Universidade.
Contente com o resultado, Felipe afirma que participar do evento foi uma experiência única e especial, e ressalta que visitar a Alemanha nesse contexto foi a realização de um sonho.
“As amizades e conexões que pude criar durante esta semana serão sempre de grande valor pessoal e profissional para mim. Neste programa tive a oportunidade de expandir meu conhecimento na área da inovação. Os mentores trouxeram não somente um grande e valioso conhecimento técnico para nós, mas também uma variedade de experiências e visões de mundo, uma vez que cada um deles viveu e cresceu em países diferentes, obtendo visões de mundo completamente diferentes das nossas. Me sinto extremamente feliz de poder representar a nossa universidade em um palco internacional”.
No evento, os/as estudantes foram divididos em 11 times e desafiados a desenvolver soluções para um problema – com o apoio de mentores. Depois, foi o momento de defender a ideia em um pitch. O grupo de Felipe teve como tema o item 17 da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que representa Parcerias e meios de implementação.
Leia também: Ciência da Computação: aproximação com a indústria de tecnologia é definitiva para escolher onde cursar
“Como solução apresentamos uma plataforma onde pessoas com talentos, experiências e habilidades podem encontrar projetos de sustentabilidade para participar de maneira voluntária, criando um lugar único onde projetos e pessoas se conectam com o propósito de criar um mundo melhor”, explica Felipe.
O aluno foi acompanhado pela professora da Escola Politécnica e gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin. Felipe também é um dos participantes do Startup Garage, programa de modelagem de negócios do Tecnopuc voltado a empreendedores com ideias ou projetos inovadores de base tecnológica e com potencial de escala.
“Aqui na PUCRS, buscamos fomentar uma cultura de inovação para a transformação, e, por isso, desde a graduação, o estudante tem inúmeras possibilidades de conectar a sua trajetória acadêmica com a dinâmica do mercado, o que acontece por meio do Track Startup. A conquista do Felipe é exemplo de como esse tipo de iniciativa impacta não só a formação do estudante, mas toda a universidade”.
O Track Startup, citado por Flavia, é uma iniciativa que integra as sete Escolas da Universidade com Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear) e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), para fortalecer o ecossistema de inovação.
A iniciativa envolve disciplinas nos diferentes cursos da PUCRS, além de eventos, como a Maratona de Inovação e o Tecnopuc Experience; programas, como o Startup Garage, do qual o Felipe participou; o Programa Hangar, direcionado a apoiar estudantes da pós-graduação a transformar seus projetos em negócios; e atendimentos individualizados pelas equipes do Idear e do Tecnopuc Startups.
O projeto Moving the Cities é uma iniciativa no contexto das Universidades membro da UAS7, liderado pela Unisinos e FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções a desafios atuais através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. A PUCRS participa da iniciativa desde 2018, por meio da Aliança pela Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos, que busca potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.
Participaram da edição de 2023 do Moving the Cities 68 estudantes de 11 universidades de Alemanha, Brasil, Áustria, Reino Unido, Chile e Estados Unidos. A PUCRS e o Tecnopuc foram representados por Felipe e Flavia Fiorin. Eles embarcaram para a Alemanha com uma comitiva da Aliança pela Inovação, organizada pela professora da Unisinos, Tatiana Rocha.