A Escola de Direito recebeu, nessa terça-feira (12), a segunda edição do Legal Innovation Experience, evento voltado para a inovação e tecnologia no meio jurídico. O evento foi organizado pela Escola em parceria com a Linklei, software de gestão para a rotina jurídica. Mais de 25 palestrantes nacionais e internacionais trouxeram aos mais de 400 participantes conhecimentos valiosos sobre as principais tendências e o futuro do Direito.
As palestras e painéis do evento, que ocupou o Teatro do Prédio 40, abordaram temas como inteligência artificial, metaverso, privacidade e cibersegurança, legal design, visual law, legaltechs e inovação jurídica. A fundadora do Linklei e alumna PUCRS, Caroline Francescato, destaca a relevância dos tópicos tratados no evento:
“Atualmente, temos no Brasil mais de 300 empresas do setor de tecnologia que estão revolucionando não só o dia a dia do advogado, mas também o acesso à Justiça. E para nós é uma alegria estarmos aqui na PUCRS trazendo todos esses conteúdos e todos esses conhecimentos para as pessoas que estão curiosas e querem se colocar nesse novo mundo da tecnologia e da inovação”.
Além de apoiar a realização do Legal Innovation Experience, a Escola de Direito participou realizando um painel, que destacou as iniciativas de inovação e tecnologia realizadas pela Universidade. Para a professora Laís Machado Lucas, há uma grande sinergia entre o evento e a atuação da Escola:
“A Escola de Direito da PUCRS já está preocupada há bastante tempo com a inovação do ensino jurídico e como a gente vai entregar esse profissional para o mercado, afinal de contas várias palestras que estão acontecendo estão nos trazendo as necessidades do mercado de contar com um profissional atualizado em inteligência artificial, com as questões do meio digital e que, principalmente, tenha habilidade para lidar com os novos tempos”.
Entre os estudantes que participaram do evento está Erlane Alves dos Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Ela considera que “participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora, sobretudo diante das transformações digitais que o Direito tem sofrido nos últimos tempos”.
Leia também: MBA em gestão e liderança é diferencial para quem deseja se destacar no mercado