No dia 27 de novembro, às 13h, acontecerá o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social, Teologia e Gastronomia. Além de ser um requisito legal para a conclusão do curso, a prova qualifica o diploma e contribui para o futuro profissional.
A oportunidade de participar da prova do Enade permite ao concluinte do curso de graduação avaliar o aprendizado durante a sua formação e para os estudantes da PUCRS, há possibilidade da conquista de uma bolsa integral em umcurso de pós-graduação lato sensu, para continuar a formação na PUCRS. Neste ano, serão 78 bolsas distribuídas para estudantes que obtiverem os melhores desempenhos entre os participantes de cada curso. Os/as alunos/as contemplados(as) terão o abatimento integral das mensalidades, incluindo a matrícula, em cursos de pós-graduação Lato Sensu que sejam oferecidos pela Universidade e que disponibilizam vagas para esse fim. Confira o edital completo.
A alumna do curso de Jornalimo, Nicolle Bueno Timm, participou da prova do Enade em 2018 e conquistou a Bolsa Mérito, com a primeira colocação no seu curso. Apesar do excelente desempenho no final, Nicolle conta que ficou apreensiva no início.
“Fiquei um pouco receosa quando descobri que estaria na turma que faria o Enade, porque é uma prova que engloba todo o conteúdo visto ao longo do curso, com questões objetivas e dissertativas”, conta ela.
Para Nicolle, a prova foi, mais do que tudo, uma forma de testar a si mesma e testar os conhecimentos adquiridos durante quatro anos na Universidade. Após o exame, apesar de toda a tensão, e resultado foi recompensador.
“Quando veio o resultado e vi o meu boletim, o sentimento foi de felicidade e de missão cumprida. Era uma prova de que eu devia confiar mais em mim! O resultado daquele exame significou, para mim, que eu consegui aprender muito ao longo do curso e que cada momento de estudo valeu a pena”, relata.
Apesar de não ter feito uma preparação específica para a prova, Nicolle conta que a dedicação dela aos estudos ao longo da formação, bem como a excelência dos professores do seu curso, contribuiram para o bom resultado. “Decidi apostar em mim, em todo o caminho que tinha percorrido até ali e no conteúdo de qualidade que a Famecos me proporcionou, com excelentes professores ao longo de todo o curso”.
Para Nicolle conquistar a Bolsa Mérito foi um grande presente que a permitiu continuar seus estudos, já que sempre teve o sonho de cursar uma especialização assim que terminasse a graduação. A pós-graduação que cursou na PUCRS ainda proporcionou um trabalho com seu professor orientador – ambos publicaram um livro em conjunto em 2021.
Nicolle destaca a importância de participar da prova do Enade, pois além de avaliar o próprio desempenho, também representou o curso e a Universidade.
“À primeira vista, pode parecer mais uma prova desnecessária, mas além de ser o que atesta a qualidade da universidade, é uma forma dos estudantes conseguirem perceber o quanto aprenderam durante o curso, que sempre é fundamental. É uma chance de você se surpreender com o resultado, ter mais uma certeza de que está no caminho certo, ver que valeu a pena o quanto se dedicou aos estudos e ainda, de quebra, ganhar uma Bolsa Mérito para realizar uma pós-graduação”.
Para aqueles(as) que irão realizar a prova do Enade neste ano, Nicolle repassa os conselhos que recebeu do coordenador do seu curso na época em que fez o exame: “Tranquilidade e confiança são fundamentais na hora da prova”. Encare como uma oportunidade, seja para testar a si mesmo(a) ou para conquistar uma especialização que contribuirá para alancar o seu futuro profissional”.