Em cerimônia online realizada nesta quarta-feira, dia 26 de maio, a Rede Sapiens premiou dez pesquisadores e pesquisadoras do Rio Grande do Sul vencedoras do seu concurso, com base no número de visualizações dos vídeos de suas pesquisas. Entre os/as ganhadores/as, estão duas doutorandas da PUCRS: Thais Crestani, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia e Tecnologias de Materiais (2º lugar) e Clarissa Penha Farias, do PPG em Gerontologia Biomédica (10º lugar).
A iniciativa do Pacto Alegre, liderada pela uMov.me Arena, teve o objetivo de conectar o conhecimento produzido por pesquisadores, mestres e doutores com empresas e sociedade. Desde o lançamento da Rede Sapiens, em novembro de 2019, o projeto recebeu 21 mil visitantes únicos em seu site e dezenas de trabalhos inscritos, representando 12 universidades gaúchas, entre instituições públicas e particulares.
No evento de premiação, Luís Lamb, o secretário estadual de inovação, ciência e tecnologia do RS, celebrou a conexão entre pesquisa e mercado. “É um resultado muito importante que apresentamos hoje para dar visibilidade à produção acadêmica no Rio Grande do Sul. Eu acredito que essa união entre empresas e academia pode contribuir, e muito, com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, reforça Lamb.
Thais Crestani foi orientada pelos professores Izete Zanesco e Adriano Moehlecke e apresentou sua dissertação de mestrado intitulada Desenvolvimento do Campo Retrodifusor Seletivo de Alumínio e Boro em Células Solares de Silício. Assista o vídeo.
Já Clarissa Penha Farias foi orientada pelas professoras Jociane de Carvalho Myskiw, Irani Iracema de Lima Argimon e Renata Kochhann e apresentou o trabalho Extinction learning with social support depends on protein synthesis in prefrontal cortex but not hippocampus. Assista o vídeo.