A discente Vivian Leal da Silveira, da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos (PUCRS), defendeu, nesta sexta-feira (28/3), sua dissertação de mestrado, orientada pelo professor Dr. Juremir Machado da Silva.
A pesquisa teve como foco analisar como os jornais Correio do Povo e Zero Hora, com circulação em Porto Alegre e em diversas cidades do Rio Grande do Sul, noticiaram o ataque à Praça dos Três Poderes. O estudo concentrou-se nas edições impressas publicadas no dia 9 de janeiro de 2023, um dia após os acontecimentos, e utilizou como método a análise do discurso, sob a perspectiva teórica de Patrick Charaudeau.
“Quando eu comecei a pesquisa, acreditava que os dois jornais teriam posições muito distintas, mas a surpresa foi que ambos os periódicos foram completamente avessos ao atentado. Cada um, à sua maneira, elencou motivos e subsidiou o leitor com contexto e analogias que justificassem a posição. Os colunistas, por sua vez, tiveram autonomia para expor a própria opinião, por mais que divergissem do que foi defendido institucionalmente. É engraçado como a análise do discurso consegue desvelar aquilo que palavras, intencionalmente escolhidas, tentam mascarar. Foi um processo muito rico e que me ajudou a entender como o contrato de comunicação é verdadeiro no que tange à formação discursiva”, afirmou Vivian.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Dr. Álvaro Nunes Larangeira (PUCRS) e Dr. Fábio La Rocca (Université Paul-Valéry Montpellier 3 – UPVM), que destacaram a relevância da pesquisa para os estudos sobre mídia, discurso e democracia.
Sobre os desafios da jornada acadêmica, ela comentou: “Eu sempre gostei do ambiente acadêmico e sabia que o processo de mestrado seria enriquecedor, mas não imaginava o quanto. O contato com os professores, a troca de experiências com colegas e a estrutura que a PUCRS oferece me surpreenderam muito positivamente. Gostei tanto que planejo voltar com uma tese de doutorado, muito em breve!”