O mercado de Tecnologia da Informação (TI) deve criar 420 mil novas vagas até 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). No entanto, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Diante desse contexto, o programa Dev the Devs, tem como objetivo oportunizar a formação de jovens que desejam iniciar a carreira na área da TI.
A partir de um curso online de formação inicial para desenvolvedores de sistemas, a segunda edição da iniciativa promoverá qualificação gratuita para 2.100 jovens da região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, serão ofertadas 700 vagas para meninos e meninas. As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto.
O curso terá a duração de quatro meses, em formato online e totalmente gratuito. Para se candidatar a uma das vagas, o estudante precisa estar cursando o ensino médio da rede pública do seu Estado, ter mais de 16 anos, acesso à internet e um computador. A formação terá início no mês de setembro, e conta com cinco módulos que poderão ser acessados quando e onde o estudante desejar, além de encontros ao vivo.
O programa é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e pela Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS, e possui patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy reforça a importância do impacto social promovido pela iniciativa.
“Com o Dev the Devs queremos dar ainda mais força para o impacto social que rege as nossas ações institucionais. Esperamos que estes jovens aproveitem ao máximo essa formação e se tornem profissionais de tecnologia no nosso ecossistema de inovação gaúcho. Cada um dos estudantes que se inscrever será protagonista da sua história, e a educação é o meio pelo qual cada um poderá construir seu futuro. Queremos estar juntos nesta construção”, destaca.
Daniela Carrion, community manager do Tecnopuc e coordenadora do Programa, destaca a importância da ampliação do Dev The Devs. “Lançar a segunda edição do Dev the Devs nos três estados é um motivo de muito orgulho, porque evidencia a relevância da formação profissional dos jovens para o desenvolvimento econômico e social, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outras regiões do País”, completa Daniela.