Ensino

Quais são os cursos superiores que mais valorizam o currículo?

quarta-feira, 10 de abril | 2024
cursos que valorizam o currículo

Saiba como escolher uma profissão que seja alinhada com o que você deseja para o futuro. / Foto: Pexels

Escolher cursos de graduação que valorizam o currículo é importante para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Nesse quesito, vale a pena avaliar as opções com um olhar mais crítico, questionando de que maneira cada curso pode contribuir com a sua trajetória profissional. 

Como as demandas sociais e até mesmo empresariais passam por constante transformação, vale a pena conferir quais graduações estão em alta e também quais serão as tendências para os próximos anos. Assim, você pode fazer o que gosta, mas sem arriscar se frustrar no futuro. Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, convidamos Katia Almeida, coordenadora do PUCRS Carreiras. Confira: 

Qual é a importância de escolher um curso que valorize o currículo? 

Escolher um curso pode ser uma tarefa bem desafiadora. Porém, com a orientação adequada, torna-se possível agregar valor ao seu currículo e começar a trilhar uma carreira que faça mais sentido para você e para o mercado. Por isso, vale a pena entender quais são as principais demandas do mercado para encontrar o curso ideal para você. Após compreender a importância de escolher um curso de graduação alinhado com as demandas de mercado, o próximo passo é verificar quais são os passos para selecionar a área mais adequada ao seu perfil. Para isso, confira algumas dicas: 

1) Faça uma autoavaliação 

É importante escolher um curso que você goste, pois, caso contrário, as chances de abandoná-lo no meio do processo de aprendizado são relativamente elevadas. Nesse sentido, existem alguns passos que podem ajudar. Fazer pesquisas sobre os cursos que você tem interesse, por exemplo, vai lhe permitir aprofundar o entendimento das matérias estudadas, campo de trabalho e outros aspectos que podem influenciar suas escolhas.  

Também é necessário realizar uma autoavaliação para entender mais sobre suas preferências e, a partir delas, escolher um curso que esteja em alta no mercado e que combine com o seu perfil. Para contribuir com seus estudantes, a PUCRS oferece um serviço de Planejamento de Carreira, para quem possui dúvidas sobre o curso, área profissional e deseja estruturar seu plano de carreira e inserção profissional. 

2) Entenda o impacto do curso na sua vida 

A escolha adequada de um curso pode impactar sua carreira em todos os sentidos. De acordo com Katia, “a partir do momento que o estudante se identifica com o curso, ele tem interesse, e isso faz com que mais facilmente entre em um estágio ou se envolva em outras atividades oferecidas pela Universidade”. 

Com isso, o aprendizado acaba sendo potencializado por meio da teoria apresentada em sala, em conjunto com a parte prática, desenvolvida no estágio ou nas atividades extracurriculares que o aluno interessado participa. 

3) Saiba o que analisar na hora da escolha 

Fazer análises sobre os cursos de interesse considerando pontos mais abrangentes também é um passo importante. Isso porque existem várias situações que precisam ser observadas na hora de escolher um curso que enriqueça o seu currículo. 

4) Considere o mercado de trabalho 

Também é preciso entender a demanda por profissionais do curso de graduação que você escolheu. Fazer um curso que está em alta no mercado pode trazer diversas oportunidades que ajudam a acelerar a evolução da sua carreira. 

Por isso, avalie como os profissionais formados estão sendo alocados no mercado de trabalho e observe quais são as áreas que mais precisam de pessoas capacitadas com ensino superior. 

Também é importante conversar com pessoas que trabalham na sua área de interesse. Eles podem fornecer informações valiosas sobre o que as rotinas realmente envolvem e as qualidades necessárias para se destacar na profissão. 

Quais são os cursos em alta no mercado? 

cursos que valorizam o currículo

Para a especialista do PUCRS Carreiras Katia Almeida, as áreas de Tecnologia e Engenharia são as mais promissoras. / Foto: Envato

A coordenadora da PUCRS Carreiras explica que, atualmente, cursos na área de Tecnologia e Engenharias são os que mais oferecem oportunidades em busca de profissionais. Por isso, avaliar os cursos dessas áreas pode ser interessante. 

Tecnologia 

A tecnologia segue em constante evolução, e encontrar profissionais que saibam lidar com as ferramentas para potencializar os resultados das instituições ainda é uma dificuldade no mercado de trabalho. 

Esse cenário é visível nos dados. Segundo o levantamento do Google for Startups divulgado em 2023, o Brasil terá um déficit de mais de 500 mil trabalhadores nesse setor até 2025. 

Portanto, caso você se identifique com a área, fazer um curso voltado para o setor de Tecnologia pode ser uma ótima oportunidade de crescimento profissional e, claro, de realização pessoal. 

Engenharia 

A Engenharia é outra área que, segundo Katia, pode apresentar oportunidades em diversos segmentos. De acordo com estatísticas publicadas pelo Ministério do Trabalho, o setor de construção civil gerou mais empregos do que qualquer outro nos primeiros meses de 2023. Dessa forma, investir em um curso de Engenharia Civil representa uma oportunidade incrível para se desenvolver profissionalmente e conseguir rápida inserção no mercado de trabalho. 

Outra opção é na área de Engenharia de Software. Esse curso alia Tecnologia e Engenharia, e pode ajudar você a aproveitar o crescimento que essas áreas estão apresentando. Por isso, compensa avaliar se esses cursos estão conforme o seu perfil. 

O que será tendência para os próximos anos? 

Falar sobre o futuro diante de um mercado de trabalho tão dinâmico pode ser uma tarefa desafiadora. Contudo, Kátia lembra que, “dado a evolução tecnológica, é sempre importante enfatizar que as profissões não deixarão de existir, mas terão que se atualizar cada vez mais para abranger os aspectos tecnológicos e de inteligência artificial”. 

Nesse sentido, escolher cursos que ajudem a manter o currículo estratégico e atualizado e que acompanhem os avanços das profissões é fundamental para ter uma boa capacitação. Por isso, sempre analise a grade curricular e sua adequação ao que realmente ocorre na realidade do mercado e da profissão. 

Quais tipos de cursos valorizam o currículo? 

As graduações que mais valorizam o currículo são aquelas em que o aluno se sente capacitado em atuar. Ou seja, em uma avaliação cautelosa, são aqueles cursos em que você encontra empolgação, sentindo que poderia realizar um bom trabalho. 

A coordenadora da PUCRS Carreiras destaca que esses cursos precisam ter um alinhamento com o que o mercado de trabalho está solicitando para os profissionais formados nas áreas, pois, assim, a sua formação consegue cobrir todas as habilidades necessárias para atuar na área de interesse.  

Quais são as soft skills mais valorizadas pelos empregadores? 

cursos que valorizam o currículo

Empregadores valorizam soft skills como autoconhecimento, disciplina e resiliência. / Foto: Pexels

As soft skills são habilidades comportamentais que acompanham um profissional em sua carreira, indo além das suas competências técnicas. Veja quais são as soft skills que, segundo Katia, os empregadores mais buscam atualmente: 

1) Autoconhecimento 

O autoconhecimento se refere à capacidade de entender as próprias emoções, forças, fraquezas e motivações. Isso exige uma profunda reflexão sobre si e sobre o ambiente em que você vive. Essa habilidade é valorizada pelos empregadores, pois, quando os membros da equipe têm uma grande compreensão deles, estão propensos a tomar decisões mais informadas, relacionando-se melhor com os demais e alcançando objetivos profissionais junto à empresa. 

2) Disciplina

A disciplina é fundamental para quem quer conquistar o sucesso profissional. Renunciar a desejos momentâneos para se concentrar em atividades urgentes representa uma grande capacidade de disciplina e foco. Isso é determinante para quem precisa cumprir rotinas e compromissos na hora de alcançar as metas de produtividade previstas para sua posição. Por isso, pessoas disciplinadas são mais requisitadas. Como são confiáveis, conseguem cumprir os prazos e manter uma abordagem consistente diante das responsabilidades que se apresentam no ambiente de trabalho. 

3) Resiliência

A resiliência indica a capacidade de lidar com adversidades, como o estresse cotidiano, os desafios e os problemas que surgem no dia a dia da profissão — mas sem renunciar a uma perspectiva otimista e construtiva diante dessas situações. Isso inclui desde a capacidade de se recuperar de falhas até se adaptar a mudanças bruscas nas rotinas. Essa habilidade é muito valorizada no ambiente de trabalho, especialmente para os cargos de liderança. Por meio dela, é possível manter um ambiente saudável, uma equipe produtiva e tranquila e um clima agradável, mesmo diante de cenários desafiadores. 

Ao escolher cursos que valorizam o currículo, você consegue dar seus primeiros passos rumo a uma carreira brilhante. Além disso, ao desenvolver as soft skills apresentadas, é possível agregar valor ao seu trabalho e conquistar grandes oportunidades na área que escolheu. 

Que tal começar agora mesmo a construir esse futuro? Então, conheça os cursos da graduação disponíveis!