Graduação tem tradição no Rio Grande do Sul e forma profissionais integrais
Foto: Lucas Azevedo
Nesta semana, o curso de Farmácia da PUCRS celebrou seus 30 anos de uma trajetória em um evento com professores, egressos, profissionais de destaque e demais lideranças da comunidade acadêmica. O curso, referência no ensino da profissão, contribui significativamente para o desenvolvimento da Farmácia no Brasil e no Rio Grande do Sul. Ao longo dessas três décadas, o curso tem formado profissionais qualificados que atuam em diversas áreas da farmácia, fortalecendo a profissão e promovendo avanços na saúde.
A pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, professora Adriana Justin Cerveira Kampff, destacou o papel essencial que o curso desempenhou na formação de profissionais integrais e éticos.
“É lindo ver a nossa contribuição representada por profissionais que transitam em diversos campos e que impactam a sociedade de maneira tão positiva”,afirmou Adriana.
O professor Jarbas Rodrigues de Oliveira, que esteve presente desde a fundação do curso, relembrou momentos importantes da sua criação em 1993.
“Naquela época, o mercado de trabalho começava a demandar uma maior presença do farmacêutico nas farmácias, e o reitor da PUCRS viu a oportunidade de abrir o curso”, recordou Jarbas. Ele explicou como a criação do currículo foi uma tarefa desafiadora, envolvendo uma comissão de médicos, biólogos, químicos e farmacêuticos para cobrir as áreas de análises clínicas e indústria.
Outro depoimento emocionante foi da professora Ana Lígia Bender, que foi contratada em 1996 e destacou o espírito de comunidade presente no curso desde o início.
“O curso se fez pelos alunos, e eu me fiz professora por causa deles. O amor ao trabalho é o principal valor que encontramos aqui na PUCRS, e isso se traduz em um ambiente sempre acolhedor”, ressaltou Ana Lígia, destacando também a importância da espiritualidade, sustentabilidade e solidariedade praticados no curso.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula Duarte Souza, também falou sobre a relevância da formação prática oferecida. “Sempre primamos pela experiência prática em nossos laboratórios, aproximando nossos alunos das exigências do mercado de trabalho. O curso de Farmácia da PUCRS tem um papel-chave ao formar profissionais que ocupam posições de destaque tanto no nosso estado quanto no país”, afirmou.
Giovana Ranquetat Fernandes, egressa do curso e atual presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. “Estar aqui hoje, após 20 anos de formada, é muito emocionante. Foi aqui que construí minha trajetória e, hoje, posso ver o impacto que a formação na PUCRS teve em minha carreira”, disse Giovanna.
A decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, professora Andrea Gonçalves Bandeira, reforçou o compromisso contínuo do curso com a excelência e a formação de profissionais preparados para as demandas atuais.
“Nestes 30 anos, o curso titulou mais de 1.600 farmacêuticos, muitos com destaque no cenário nacional e internacional. Nosso novo currículo reflete esse compromisso com a qualidade e a inovação”, concluiu Andrea.
A celebração dos 30 anos do curso de Farmácia da PUCRS marca não apenas o reconhecimento de uma trajetória de sucesso, mas também o início de um novo ciclo, com inovações que visam preparar ainda mais os futuros farmacêuticos para os desafios do mercado. O evento foi uma homenagem a todos que participaram dessa história, deixando um legado de conhecimento, ética e cuidado com a saúde.
A professora e coordenadora do curso de Farmácia, Ana Paula Duarte Souza, recebeu o Mérito Solidário do Conselho Regional de Farmácia (CRF), em nome da PUCRS. O Conselho fez uma homenagem a diferentes entidades que foram essenciais na pandemia de Covid-19 e nas enchentes que assolaram o Estado. A PUCRS entrou na categoria Universidades.
Foto: Lucas Azevedo