A iniciativa, em parceria com a HP, visa transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica através de bolsas de estudos integrais
quinta-feira, 19 de dezembro | 2024A dupla esteve presente no Gramado Summit em abril deste ano para apresentar sua startup. / Foto: Arquivo pessoal
Felipe Eirlert e Diogo da Conceição Vieira, alunos do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, na Escola Politécnica, fundaram a Pure AI, uma startup de Inteligência Artificial que simplifica a administração de grandes volumes de documentos empresariais. A ferramenta possibilita a gestão, redação e a criação de documentos de forma mais intuitiva e otimizada, além de facilitar o uso das tecnologias convencionais, como o ChatGPT, Gemini, entre outros.
A criação da startup foi possível através do Projeto Gladys, iniciativa que disponibilizou duas bolsas de estudos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Lançado pela PUCRS em parceria com a HP, em 2022, o projeto contribui para os dois estudantes utilizarem o conhecimento adquirido em sala de aula para criar uma inteligência artificial.
“Conheci o Projeto Gladys pela internet. Sou oriundo de escola pública, de Alvorada. Me inscrevi e hoje estou aqui. A bolsa me forneceu todo o ecossistema, todo o suporte técnico e o suporte da PUCRS para conhecer oTecnopuce o ambiente inovador que a Universidade possui”, explica Diogo, CTO e fundador da Pure AI.
Após um ano da fundação da startup, ela está alocada no Hub Navi, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com uma equipe que conta com mais de dez pessoas. A Pure AI é uma das 290 organizações presentes no Tecnopuc, um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo.
“Eu vi a dor de como o Brasil demora para desenvolver ferramentas inteligentes. A gente tinha vontade de trazer o Brasil para o mapa de IA e criar tecnologia aqui dentro, e agora esse sonho está se tornando realidade”, finaliza Diogo.
O Projeto Gladys tem como objetivo oferecer acesso a uma educação de qualidade, em uma das áreas mais emergentes da atualidade, para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto presta homenagem a Gladys Mae West, cientista negra norte-americana responsável por uma das maiores inovações tecnológicas do século 20: o sistema de posicionamento global (GPS). Gladys quebrou barreiras no campo da ciência e tecnologia, influenciando e inspirando pessoas mundo afora.
A parceria firmada entre HP e PUCRS vai além da educação, é uma porta de entrada para um futuro transformador. A iniciativa busca gerar um impacto social positivo ao proporcionar que jovens em situações vulneráveis ingressem no mundo da tecnologia e inovação, com uma formação integrada e qualificada no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da melhor universidade privada do Brasil.
O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS é pioneiro na área e oferece um aprendizado consistente e amplo. Possui um currículo inédito, extremamente qualificado e embasado nas mais modernas práticas de ensino dentro da computação e conta com um corpo docente renomado. Os estudantes são preparados para trabalhar de forma ética e humana, compreendendo o impacto da computação e da tecnologia na sociedade.
Se identificou e já está se imaginando no dia a dia do curso? Vem estudar na PUCRS!