Guido Mainardi é estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e participou da última edição do evento
quarta-feira, 04 de setembro | 2024Guido Mainardi é estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e participou da última edição do evento
Guido Luis Glufke Mainardi é estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Foto: Paula Fabricio
Conectar a pesquisa realizada na Universidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): esse é o objetivo do Conexão Pós, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, que neste ano acontece entre os dias 1 e 2 de outubro. O evento é uma oportunidade para que pesquisadores e pesquisadoras terem contato de forma transversal com outras pesquisas realizadas na PUCRS.
Guido Luis Glufke Mainardi é estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e participou da última edição do Conexão Pós. Embora Guido já tivesse algumas ideias sobre a sua tese, ele ainda tinha incertezas sobre qual caminho seguir. Por incentivo de sua professora Soraia Musse, decidiu se inscrever no Conexão Pós e o evento acabou sendo aquilo que Guido precisava para definir sua pesquisa de mestrado.
“Minha ideia inicial tinha um pouco a ver com geração de imagens e modelos representar animais que não existem. Por conta disso eu acabei me inscrevendo na sala dos animais terrestres, o que chamou atenção de muitas pessoas da Biologia. O mediador da minha sala foi o professor Júlio Bicca, e depois da minha apresentação e de ver o que a computação conseguia fazer, ele chamou a minha orientadora para conversar sobre algumas ideias que ele tinha. E uma delas envolvia o que depois se tornaria o meu projeto de pesquisa, a detecção dos macacos bugios nas imagens”, explica Guido que hoje é coorientado pela professora Soraia Musse e pelo professor Júlio Bicca.
A pesquisa de Guido envolve uma problemática que se relaciona com o contexto da urbanização e a conciliação com os animais que vivem na cidade. O estudante está realizando uma pesquisa que usa o computador para encontrar coisas (nesse caso, macacos bugios) dentro de imagens de forma otimizada. Esse estudo se conecta com outra pesquisa da Biologia sobre as pontes instaladas em Porto Alegre que buscam ajudar os bugios na travessia de estradas, evitando, acidentes.
“A ideia é entender se essas pontes realmente estão sendo efetivas, e para isso foram instaladas o que chamamos de “armadilha de imagem” que funciona como um sensor de movimento. No entanto, pela captura se dar pelo sensor, não teria como saber se o que passou pela ponte realmente foi um bugio, outro animal, ou até mesmo vento. Na pesquisa da Biologia eles tinham cerca de 16 mil vídeos de 30 segundos cada, então era muito tempo de vídeo para assistir. Desse total, cerca de 2.500 mil de fato tinha um animal, ou seja, mais de 13 mil vídeos eram descartáveis. Foi aí que veio a ideia da pesquisa e parceria da Biologia com a Ciência da Computação para automatizar esse processo”.
Guido Mainardi acredita que participar do Conexão Pós oferece muitas vantagens. Ele trabalha no Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais (coordenado pela professora Soraia Musse) e vê que o evento é uma oportunidade para abrir os horizontes dentro da pesquisa acadêmica.
“Muitas vezes a gente acaba se fechando no nosso próprio contexto, então realizamos simulações dentro do que a gente imagina que seja interessante para a área. No entanto, às vezes acontece de a gente ter uma tecnologia que outras pessoas de outras áreas também precisam. Por isso eu acho que esse tipo de evento ajuda bastante a conectar as áreas. Estamos ficando cada vez mais especialistas em coisas micro, quando há essa troca de ideias a gente consegue conectar esses micros para construir o macro”, finaliza.
Com 30 anos de tradição, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS é considerado um dos melhores do Brasil, com a nota máxima na avaliação Capes (nota 7). O programa propõe uma produção científica de alta qualidade e impacto, tanto em aspectos teóricos quanto práticos e tecnológicos. As inscrições para ingressar no mestrado e doutorado na PUCRS no primeiro semestre de 2025 estão abertas e podem ser realizadas até o dia 25 de novembro exclusivamente de maneira online.