Ingressar na pós-graduação é o desejo de muitas pessoas que se formaram e querem continuar estudando ou até mesmo de quem quer pesquisar um assunto de interesse ou iniciar uma trajetória na área de pesquisa e inovação. Porém, é comum que a sensação de insegurança apareça até você entender melhor como funciona o processo. Mas, já adiantando, uma dica: na maioria das vezes, é mais simples do que parece. Então respira, pega o caderninho e anota aí o passo a passo.
Escolher uma instituição que lhe ofereça estrutura, qualidade e suporte é uma das decisões mais importantes dessa jornada. Com a melhor pós-graduação do Brasil de acordo com a média nacional na Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a PUCRS tem 44 cursos com inscrições abertas para ingresso em 2021. Inscreva-se no Programa de Pós-Graduação de seu interesse até 30 de outubro, neste link.
Prova, documentos, banca… às vezes a quantidade de itens do edital de mestrado e doutorado assusta. Cada PPG tem especificidades na seleção, de acordo com a sua área de atuação.
Para ajudar você a se organizar e não perder o prazo de inscrição, confira o passo a passo de como funcionam os processos seletivos aqui e sobre o que se refere cada item do edital neste link.
Além de informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, o Currículo Lattes inclui especificações sobre a trajetória acadêmica e atividades profissionais. A plataforma é extremamente detalhada e um dos pré–requisitos para quem quer entrar no mestrado ou doutorado. Confira o passo a passo para criar o seu currículo, neste link.
Nesse projeto, a ideia é que você demonstre seu conhecimento na área. Também é preciso apresentar, ainda que de maneira inicial, o problema que se pretende resolver, bem como caminhos a serem investigados para encontrar soluções. Saiba mais aqui.
Sim, é possível ingressar em uma formação stricto sensu em uma área que não é mesma da sua graduação. Realizar mestrado ou doutorado em uma área diferente, além de ser uma oportunidade de adquirir conhecimentos completares, também pode ser um diferencial para a carreira. Saiba mais aqui.
Para responder perguntas recorrentes sobre como escolher o orientador ou orientadora, duas pessoas que entendem do assunto compartilham alguns aprendizados: Eduardo Eizirik, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade; e Litiéle dos Santos, mestranda em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Confira as sugestões, neste link.
Para ingressar nos programas de pós-graduação, não é preciso ser fluente em outro idioma, mas é importante ter algum conhecimento em uma segunda língua.
Alguns cursos solicitam que candidatos e candidatas indiquem um idioma (ou até mesmo dois, no caso de doutorado) com a qual tem afinidade. Confira aqui como funciona essa etapa de seleção em alguns PPGs.
Os programas são reconhecidos nacional e internacionalmente pela excelência e contam com uma estrutura completa de estudo e pesquisa.
Para conferir os detalhes do ingresso de cada programa, confira o edital na página do curso.
Já pensou em utilizar créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado? O Programa de Integração da Graduação com a Pós (G-PG) permite que você, estudante da PUCRS, faça cadeiras do stricto sensu antes mesmo de se formar, pelo mesmo valor do seu curso. E o melhor: as disciplinas podem ser aproveitadas quando você ingressar na pós-graduação. Para participar, é preciso ter completado 50% da sua graduação. Saiba mais aqui.
Leia também: 5 dicas: como expandir o conhecimento durante o mestrado e doutorado