O Balcão do Consumidor, que atende consumidores com reclamações contra fornecedores, encerrou as atividades programadas para 2017, com previsão de retorno a partir de março de 2018. O motivo são as férias acadêmicas, já que a atividade integrante da disciplina de Direito do Consumidor, da Escola de Direito, é desenvolvida por alunos com a supervisão de professores.
A iniciativa é uma parceria com o Procon RS, e passou a funcionar em maio de 2017. Somente em 2016, foram 96 pessoas atendidas, 36 mulheres e 25 homens. Desses, 21 encaminhamentos foram por assuntos financeiros, 18 por serviços privados, 6 por serviços considerados essenciais e 16 com reclamações da qualidade de produtos.
A partir de março, os atendimentos voltam a ser realizados sempre às segundas-feiras, das 15h às 17h, na sala 134 do prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).
A consultoria é gratuita, a partir da apresentação de documentos como CPF, RG e algo que comprove a relação de consumo, como contratos, notas fiscais ou números de protocolos de atendimento. Qualquer pessoa que resida no Rio Grande do Sul, pode usufruir do serviço, sem a necessidade de um agendamento.