Os alunos dos cursos de Design, da Escola de Comunicação, Artes e Design, criaram produtos feitos de matéria-prima reutilizável, disponibilizada pela AVESOL, ONG parceira da PUCRS Store. A ideia foi desenvolver uma coleção de pequeno porte, de três itens cada, com nome, marca e embalagem que conversassem em conceito e pudessem ser comercializadas.
O objetivo da disciplina Laboratório Interdisciplinar de Design II, é que os trabalhos realizados levem em consideração as tecnologias disponíveis e o contexto sociocultural do momento. A turma se dividiu em dez grupos, com abordagens e concepções diferentes, e foram assistidos por uma banca. Entre os avaliadores, que também ajudaram os alunos durante o semestre, estava Miriam Teixeira, sócia-fundadora do Misturando Arte, uma cooperativa que tem moeda própria e trabalha com artesanatos e outras atividades. Para a artesã “os alunos foram bem criativos, tiveram ideias novas e conseguiram colocar em prática uma bonita apresentação”, afirma.
Confira os protótipos construídos pelos grupos:
S2AVESOL: dormir é uma arte
Por Anaïs Vargas, Artur Bellini, Daniel Fraga e Gabriele Martins
Inspirado pelo conceito de “sono, arte e moda”, o grupo construiu uma bolsa com exoesqueleto que pode ser aproveitado de formas diferentes. O estojo da bolsa que fica acoplado no interior da bolsa pode ser removido e utilizado como um travesseiro. Um outro estojo menor é projetado para poder ser usado junto à alça do exoesqueleto.
Jano: as quatro estações
Por Débora Zhou e Giovana Mattos | João Pedro Balen, Rodrigo Barreto, Julia Veiga e Lorenzo Abs
O nome Jano é uma referência ao deus romano das mudanças e transições. A sua face dupla também simboliza o passado e o futuro. O grupo, que se dividiu em duas partes, apresentou duas propostas. Um criou um kit de mochila, estojo com elástico, que pode ser pendurado em cadernos, e um pingente multifuncional, que vira até brinco. Com um aspecto simples, as peças combinam com qualquer uma das quatro estações do ano. Os materiais utilizados foram tecidos jeans, linha e zípers. O outro, montou uma mochila de aspecto minimalista, com suporte para pendurar água, guarda-chuva ou estojo, podendo ter várias funcionalidades.
Dossier: praticidade inspirada nos anos 30
Por Bianca, Eduardo, Elizabeth, Gregory e Maria Laura
Para facilitar a vida do universitário, economizar tempo e trazer simplicidade para a rotina, o grupo fez produtos com estilo vintage: uma bolsa para notebook e um estojo com porta pendrive. A ideia é aliar estilo, moda e a longevidade do produto, com uma identidade retrô dos anos 30.
Broken: nem tudo é o que parece
Por Fabricio Maffei, Matheus Koch, Edoardo Uva, Eduardo Wartchow, Leonardo Cerezer e Caroline Ribeiro
Com uma estética baseada nas construções dos grandes centros urbanos e metrópoles, a ideia do time é criar itens da moda street. Um tijolo de pelúcia, um estojo em forma de cone de sinalização e uma niqueleira que pode ser usada como porta fones de ouvido. O tijolo também serve travesseiro ou decoração, assim como os demais itens.
Sweet pero Acidum: humor, ironia e irreverência
Por Alfredo Sosa, Enzo Maihub, Isadora Torrano, Jayme Mayer, Juliana Consoli e Kamila Freitas
O kit é composto por uma bolsa, que imita um pacote de balinhas ácidas, uma carteira de waffle, que esconde uma luva de boxe e um estojo em formado de rocambole, que guarda frascos que se parecem com líquidos tóxicos. O objetivo do grupo é mostrar que com humor, coisas fofas podem ter um lado mais azedo.
MANAS: mulheres fortes inspiram
Por Bruna Melo, Danielle Braz, Hariná Marques, Julia Gusmão e Marina Valle
Com referências em mulheres que inspiraram o mundo e marcaram a história, o grupo apresentou três itens: um planner com diferentes opções de organização e perfis de algumas líderes influentes, uma pochete ajustável e uma capa com alças para livros. Tons de bordô e preto foram escolhidos para simbolizar a força e a atitude das figuras representadas.
Splitz: um dia cão, um dia gato
Por Eduardo Sartor, Lucas Telles, Luísa Gimenez, Luísa Pontalti e Rafael Rocha
Bolsa e carteira reversíveis, e um estojo duplo foram pensados a partir de dois personagens: o cão e o gato, duas personalidades antagonistas. A estética escolhida mostra a dualidade das pessoas, que tem momentos felizes, e outros, de mal humor, nem tanto. Com a cor laranja em um lado, a atitude é mais despojada, e no verso preto, a expressão é de seriedade.
Porto Alegre Surreal: para os gaúchos
Por Mariana Ricalde, Pedro Cupertino, Pedro Machado, Renata Garcia e Sarah Palauro
Com três produtos adaptáveis, o grupo criou um kit que se encaixa na rotina dos gaúchos, frequentadores de parques e amantes do chimarrão. Uma bolsa multiuso, uma canga e uma niqueleira, planejados para o uso de quem gosta de lugares ao ar livre. Pequenos, de fácil transporte e manejo, os itens carregam símbolos de Porto Alegre, como a bergamota e o pôr do sol.
Ponto de Fuga: desenhar em qualquer hora e em qualquer lugar
Por Anderson Zobel, Antonio Glaeser, Thales Fauth e Victor Oliveira
Uma bolsa com encaixe para o estojo de materiais de desenho, e um boné com suporte cara caneta e um bolso para borracha, apontador ou objetos pequenos. Esses são os itens do kit voltado para as pessoas que gostam de criar, trabalham com desenho ou precisam de praticidade e velocidade no momento de anotar algumas informações. Com as cores preta e marrom, os objetos são discretos e não chamam atenção.
Mãos à obra
A PUCRS preparou uma estrutura completa para quem quer tirar os seus projetos do papel, com a orientação e o suporte de professores e parceiros qualificados, e ainda receber mentoria sobre carreira. Os cursos de Design de Produto e Design de Comunicação estão com inscrições abertas para as últimas vagas referentes ao próximo semestre.
Confira a galeria de imagens: