Ensino

Alunos de Direito da PUCRS podem conquistar Dupla Titulação na Itália  

Egressa da Universidade, Isabela Welter compartilha sua experiência internacional e os planos para o futuro

quinta-feira, 25 de julho | 2024

Egressa da Universidade, Isabela Welter compartilha sua experiência internacional e os planos para o futuro  

Isabela Welter é recém-diplomada na PUCRS e conquistou a dupla titulação na Itália.

O curso de Direito da PUCRS forma pessoas capacitadas para analisar, interpretar, argumentar e valorizar acontecimentos jurídicos, sociais e políticos. Com disciplinas de direitos civil, penal, trabalhista, processual, humanos, ambiental, tributário, administrativo e internacional, e professores altamente capacitados e reconhecidos no mercado e até mesmo internacionalmente, o curso já formou mais de 30 mil profissionais.  

Em 75 anos da graduação, o currículo foi atualizado conforme as necessidades e contextos, sem ignorar a formação humanística e de valores da Universidade. Os alumni se tornam juízes, assessores e assistentes jurídicos, promotores, advogados públicos e privados, políticos, diplomatas, servidores públicos e professores. E ainda durante a graduação, os estudantes têm oportunidades de pesquisa, de estágio e de grupos de prática jurídica.  

Um dos programas de destaque é o de Dupla Titulação em Direito, um convênio com a instituição de estudo italiana Universitá Degli Studi di Parma. É um acordo bilateral, e alunos da PUCRS, uma vez selecionados, passam um ano e meio em Parma, realizando disciplinas pré-estabelecidas pelo convênio, aproveitadas em seu retorno, conforme um plano de estudos estabelecido. Ao concluir o curso na Escola de Direito, o aluno recebe o diploma da PUCRS e o de Parma.  

“Além do diploma reconhecido pela União Europeia, em uma instituição de ensino tradicional, e a possibilidade de advogar na Itália, também ressalto a experiência acadêmica e cultural. O período no exterior ainda auxilia na ampliação de rede de contatos com docentes, profissionais, estudantes, e oferece a oportunidade de conhecer uma realidade jurídica distinta da brasileira”, comenta Elton Somensi, coordenador do curso de Direito. 

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.

A recém-diplomada Isabela Welter soube da possibilidade de diploma duplo enquanto ainda estava no Ensino Médio e depois, já aluna da Universidade, por meio da divulgação interna. Ela estava interessada nas oportunidades de mobilidade acadêmica e já se qualificava, estudando italiano há dois anos, quando se deparou com o edital aberto da Dupla Titulação. Após o processo de seleção, ela continuou aprendendo o idioma por mais um ano.  
 
“Existem muitas habilidades que vão além de se tornar um jurista, um operador do direito. Naturalmente, possuir dois diplomas me abriu inúmeras portas que eu jamais teria de outro modo. Entretanto, eu ganhei em muitos outros aspectos que me moldaram pessoal e profissionalmente e me tornaram a pessoa que sou hoje. Em Parma, me tornei uma pessoa muito resiliente, adaptável e flexível, pronta para encarar desafios. A vivência intercultural é muito valiosa, pois pude fazer amizade com estudantes de todo o mundo. Essas experiências diversas são muito engrandecedoras e nos tornam pessoas determinadas e prontas para encarar desafios, mas, ao mesmo tempo, com compreensão da pluralidade social. Os contatos que fazemos lá ficam para o resto da vida, até hoje mantenho boas relações com vários colegas e professores, com os quais conduzo projetos acadêmicos e profissionais”, compartilha a alumni de Direito Isabela Welter.  

Leia ainda: Saiba quais hábitos podem contribuir para o envelhecimento saudável do cérebro  

Dentre as possibilidades abertas com este diferencial no currículo estão as oportunidades de trabalhar no exterior ou atuar em negócios internacionais entre Brasil-Itália ou Brasil-União Europeia. Além de poder obter a titulação de advogado na Itália, ao prestar o exame da prova da ordem italiana e cumprir com os demais requisitos necessários. Isabela já se prepara para em breve viajar e realizar a prova, e deixa um recado para os estudantes interessados na Dupla Titulação.  

“O desafio é grande, mas se o aluno consegue cumprir com ele, os frutos são incríveis. Não existe uma experiência igual, e você muda completamente, do modo mais positivo possível. É difícil, mas eu faria tudo de novo. Se prepare bem, estude muito, mantenha boas notas e nunca perca a vontade de superar os desafios. É um programa verdadeiramente maravilhoso para aqueles que o conquistam, e você se torna uma pessoa completamente mudada, resiliente, adaptável, flexível, plural. E são inúmeras as oportunidades acadêmicas e profissionais que se abrem.  São vários desafios do começo ao fim, mas são vários os resultados e frutos, que fazem a experiência valer a pena”, ressalta a jurista.