Gabriela Delord, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, foi considerada a terceira melhor professora da Espanha, pela plataforma educacional Educa. Docente na Universidade de Sevilha, Gabriela leciona no Departamento de Didática das Ciências Experimentais e Sociais, e é um exemplo inspirador de sucesso acadêmico e profissional, contribuindo de maneira significativa para o avanço da educação e formação de qualidade. Por meio das oportunidades de internacionalização da PUCRS, Gabriela pôde experimentar o início de sua jornada no exterior.
“Consegui uma bolsa de doutorado sanduíche e fui morar em Sevilha, na Espanha, por 11 meses. O objetivo era trazer dados para a minha tese, descobrindo como foi formada a teoria de um conhecido projeto inovador dos anos 80 e 90 chamado IRES. Consegui investigar todos os caminhos, os estudos, as influências, e contextos históricos que os autores deste projeto passaram para criar esta teoria”, destaca Gabriela.
A PUCRS teve um papel fundamental na construção acadêmica da docente, aprofundando seus conhecimentos e suas perspectivas internacionais da ciência. “A PUCRS me deu todo o apoio teórico e a experiência de ter aulas com professores de excelência. Meu orientador tinha bastante contato com pesquisadores de fora, então tive acesso a pesquisas de ponta. Sem contar toda a infraestrutura da Biblioteca da PUCRS, onde escrevi grande parte da minha tese”, elenca.
A premiação realizada pela plataforma EDUCA valoriza a visão dos alunos e são eles que nomeiam alguns professores que consideram inovadores e que impactam a sociedade por meio de seus estudos. Após essa nomeação, a plataforma realiza diversas etapas de avaliação de currículo, publicações e estudos realizados.
“Ser considerada a terceira melhor professora universitária de toda a Espanha foi muito gratificante, é um sinal de que meus estudos, pesquisas e minha prática docente têm a aprovação positiva. Além disso, como estrangeira, é muito difícil ganhar um prêmio deste nível. Fico muito feliz e ainda mais motivada para seguir inovando como docente e seguir investigando a inovação como pesquisadora”, destaca com Gabriela com entusiasmo.
Ao terminar seu doutorado, Gabriela candidatou-se ao concurso na universidade e foi aprovada em quarto lugar e em alguns meses foi convocada. “Decidi lecionar na Espanha por uma questão de oportunidade de trabalho, mas continuo contribuindo com o Brasil. Em 2022 ministrei um curso na PUCRS e nos anos de 2020 e 2021 também lecionei na PUC-Goiás”, menciona a professora.
Gabriela destaca que a experiência tem sido desafiadora desde o início, mas gratificante na mesma medida.
“A experiência de começar uma vida do zero, sem amigos, sem família e sem referências é bastante desafiadora, mas tem sido ótima. Não foi difícil me adaptar em Sevilha. A cidade é linda, tranquila, possui qualidade de vida e um clima excelente. Como eu já tinha tido a experiência de viver na cidade por 11 meses durante o doutorado sanduíche ofertado pela PUCRS, posso dizer que já estava acostumada.”