Evento reuniu mais de 70 estudantes em 24 horas de programação no Tecnopuc, desafiando equipes a criarem soluções inovadoras sobre feedback no ambiente de trabalho.
terça-feira, 03 de junho | 2025Após 24 horas ininterruptas de criatividade, colaboração e desenvolvimento, foi encerrada na noite do último sábado (31) a oitava edição da Hackatona de Engenharia de Software da Escola Politécnica da PUCRS. A maratona de programação reuniu mais de 70 estudantes do curso de Engenharia de Software da Escola Politécnica, divididos em 12 equipes, que aceitaram o desafio proposto pela Hewlett Packard Enterprise (HPE): “Como TI pode tornar o feedback para equipes atrativo?”
O evento, promovido pela AGES (Agência Experimental de Engenharia de Software), contou com a coordenação do professor Marcelo Hideki Yamaguti e da professora Ana Paula Terra Bacelo. Esta edição marcou um importante avanço ao ser realizada, pela primeira vez, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – o Tecnopuc. O novo local aproximou os participantes de um ambiente de inovação e empreendedorismo no setor tecnológico, promovendo uma experiência profissional ainda mais imersiva.
A banca avaliadora foi composta por representantes das empresas parceiras e patrocinadoras: HPE, <DB>, Preto no Branco, Stihl e da AGES. Os critérios de avaliação consideraram soluções de software funcionais, inovação, processo de desenvolvimento, aderência ao tema, trabalho em equipe por meio de apresentações (pitches) das equipes.
Ao final do evento, as três equipes com as melhores avaliações foram premiadas:
A Hackatona contou com o apoio do Tecnopuc, NAVI, Alura e Hortii, além da presença e incentivo da Associação Atlética Acadêmica da Computação – As Raposas, equipe da AGES e apoios técnicos que estiveram ao lado dos participantes ao longo da hackatona. O evento teve patrocínio de Hewlett Packard Enterprise, Telus Digital, DB, Preto no Branco e Stihl.
Mais do que uma competição, a Hackatona de Engenharia de Software é uma potente experiência de aprendizagem, networking e inovação, incentivando a integração entre academia, mercado e os talentos que estão moldando o futuro da tecnologia.