Cultura

PUCRS recebe Vitor Ramil em show de lançamento do novo álbum Mantra Concreto

Show será no dia 24 de outubro, no Salão de Atos, às 21h

quinta-feira, 10 de outubro | 2024

Show será no dia 24 de outubro, no Salão de Atos, às 21h

Artista é compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro. Foto: Marcelo Soares.

No dia 24 de outubro, a PUCRS recebe Vitor Ramil para o show de lançamento do novo álbum, Mantra Concreto. A apresentação será às 21h, no Salão de Atos da Universidade. Os ingressos estão à venda no Campus da PUCRS e na plataforma Sympla.  

No novo trabalho, o compositor e intérprete gaúcho reúne 15 músicas criadas por ele para versos do poeta curitibano Paulo Leminski. Além dessas novas canções, o show terá no roteiro grandes sucessos de Vitor que ele considera da mesma família das novidades: Loucos de CaraNão é céuAstronauta líricoFoi no mês que vemTierraA ilusão da casaÀ beça, Estrela Estrela e O velho León e Natália em Coyoacán, esta última também uma parceria com Paulo Leminski, gravada originalmente em Tambong (2000) e agora regravada no novo disco.  

No palco com Vitor Ramil (violões, viola e voz), Alexandre Fonseca (bateria, tablas, percussão e programações) e Edu Martins (baixo sintetizador e baixo acústico). Os dois músicos também dividem com Vitor a produção do álbum MANTRA CONCRETO, colaborando na gravação de quase todas as músicas. Além deles, o disco conta ainda com as participações de Carlos Moscardini (violão), André Gomes (sitar e guitarra), Santiago Vazquez (kalimba), Toninho Horta (guitarra), Vagner Cunha (violino e arranjo), José Milton Vieira (trombone) e Pablo Shinke (violoncelo), os três últimos fazem participação especial no show.  

A iluminação do espetáculo é de Isabel Ramil, a concepção de vídeo e animação de Vini Albernaz e o som de Lauro Maia Pedro Schmitt. O álbum “Mantra Concreto” também foi produzido em CD com uma emblemática capa de Felipe Taborda que remete ao construtivismo e cubo futurismo de Rodchenko e Maiakóvski, cujo conceito gráfico também está em cena. O ano de 2024 marca os 80 anos de nascimento de Paulo Leminski. O show é uma celebração à sua vida e sua obra. Amar o poeta é coisa de minutos, como diz Amar você, um dos singles de Mantra Concreto.

Sobre Vitor Ramil 

Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, Vitor Ramil é autor de doze álbuns. Suas canções podem ser ouvidas também nas vozes de artistas como Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Fito Paez, Jorge Drexler, Adriana Calcanhoto, Chico César, Lenine e Maria Rita, entre outros intérpretes. Recebeu dois Prêmios da Música Brasileira e venceu o Prêmio Açorianos de Música dezoito vezes. Seu álbum Campos Neutrais teve duas indicações ao Grammy Latino. Em março de 2023, a canção Estrela, Estrela tornou-se tema da novela Amor Perfeito, da TV Globo. Parte de sua obra musical está registrada em dois songbooks, Vitor Ramil – Songbook (2013) e Campos Neutrais (2017). Como escritor e ensaista, publicou as novelas Pequod (1995), Satolep (2008), A primavera da pontuação (2014) e o ensaio A estética do frio – Conferência de Genebra (2004). Seu novo álbum – Mantra Concreto – é todo dedicado à poesia de Paulo Leminski.  

Serviço: 

Vitor Ramil – Show de lançamento do álbum Mantra Concreto  

Data: 24 de outubro (quinta-feira)   

Horário: 21h   

Local: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 4, Partenon, Porto Alegre).  

Classificação Indicativa: Livre  

Ponto de venda de ingressos sem taxa de conveniência: Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681, Saguão do Living 360º, Prédio 15, em frente à PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h). Nos dias 03, 04 e 24 de outubro, a venda física de ingressos acontece diretamente na Bilheteria do Salão de Atos da PUCRS, Campus da PUCRS, Prédio 04, a partir das 13h até o horário de início do espetáculo do dia.  

Vendas pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/98696/