Artigo escrito pela Decana Rosângela Florczak da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos.
O mundo acompanhou o Conclave que definiu o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. No primeiro dia de votação (7/5), a chaminé anunciou que não se chegou à maioria necessária para eleger o Papa que teria a missão de conduzir a Igreja depois do falecimento do grande líder mundial que foi Francisco.
Mas o que a Famecos tem a ver com o Conclave? Tudo! As profissões que se formam na Escola de Comunicação, Artes e Design trabalham com os elementos que estiveram muito vivos no evento máximo da Igreja. Aí vão alguns exemplos:
- Os jornalistas e profissionais de comunicação que atuaram no Vaticano deram um show de produção de conteúdo, assessoria de imprensa e cobertura jornalística. A plataforma conhecida como Vatican News foi a responsável por gerar imagens — inclusive de bastidores —, organizar as informações detalhadas sobre o rito, sobre os cardeais que votaram e os que participaram, entre muitas outras coisas.
- Os designers que apresentaram soluções para problemas complexos, que ajudaram a definir símbolos, fluxos, organizações espaciais e estruturais, aplicaram seus conhecimentos na perfeita ordem e visibilidade de objetos como o grande livro da Palavra, que foi colocado sobre o caixão fechado do Papa Francisco; na organização perfeita da Capela Sistina, adornada pela arte de Michelangelo; e na organização hierárquica e temporal da procissão dos cardeais até o ângulo da chaminé mais vigiada do mundo.
- Os comunicadores empresariais, profissionais de publicidade e propaganda, ou até mesmo jornalistas que atuam em estratégias para eventos críticos, podem se inspirar na extrema competência dos estrategistas do Vaticano, que ressignificaram a ideia de transparência nesses momentos cruciais, trazendo informações de bastidores como o fechamento da porta do apartamento papal, o juramento dos cardeais na Capela Sistina e até mesmo a simples exposição de imagens de cardeais, para desmontar esquemas de desinformação com interesses de interferência na escolha.
- O falecimento do Papa Francisco e a escolha do novo Papa provaram o que a gente já sabia: vivemos na era do audiovisual. Os profissionais dessa área que se formam na Famecos seriam os responsáveis pela gigantesca produção de narrativas visuais, marcas sonoras, narrativas de áudio que estão qualificando a produção da plataforma Vatican News e que vêm sendo compartilhadas com o mundo todo. Até os cantos gregorianos e as ladainhas cantadas nas procissões dos cardeais estão se popularizando entre católicos e não católicos.
Em uma visão interdisciplinar, todo ambiente de negociação que se estabeleceu no mundo para acompanhar a escolha do novo Papa ensinou muito para os profissionais de comunicação. Afinal, é isso que os comunicadores, jornalistas, publicitários, designers e produtores audiovisuais fizeram o tempo todo: negociaram sentidos e significados, acompanharam decisões difíceis e produziram avanços sociais. É para isso que atuamos.