De abril a novembro, projeto promove apresentações gratuitas no InsCer
quarta-feira, 26 de março | 2025O Hemisfério Cultural retorna em 2025, no seu quarto ano de projeto, com uma programação eclética que passa pela música regional gaúcha, pelo samba e o rock brasileiro, até o jazz, o pop e grandes tributos a artistas nacionais e internacionais. A curadoria de Marcio Buzatto segue com proposta diversa, no intuito de contemplar diferentes gostos musicais. Os pocket shows acontecem uma vez por mês, sempre às 12h30, no Auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS, com entrada gratuita, sujeita à lotação.
Elton Saldanha é o primeiro convidado e apresenta, no dia 4 de abril, o show Eu sou do Sul com a cantora Ariane Wink e os músicos Carlos Freitas, Laison Santos, Elmer Fagundes, Susane Paz e Alemão do M’Bororé. O repertório da apresentação traz músicas autorais de grandes sucessos, como Eu sou do Sul, Castelhana e A primeira vez.
Em maio, a cantora Izmália apresenta show especial com repertório da musa do rock brasileiro Rita Lee. Luana Pacheco Jazz Quarteto é a atração do mês de junho com um repertório sofisticado de jazz. Após uma pausa em julho, o projeto retorna em agosto com apresentação de Juliano Barreto em Tributo a Stevie Wonder, e Matheus Leal, em setembro, realiza o Freddie-Verso Tribute. Outubro é o mês do samba no programa do Hemisfério Cultural com Glau Barros fazendo o show Afro-Sambas. Tonho Crocco encerra a programação de 2025 com show solo com suas principais canções.
O Hemisfério Cultural é um projeto realizado pelo Instituto do Cérebro em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS. Trazer leveza e descontração para a rotina de pacientes, acompanhantes, médicos e profissionais da saúde é um dos objetivos do projeto, que também é aberto para qualquer pessoa da sociedade em geral que venha ao Campus da Saúde da PUCRS.
Leia também: 5 livros para conhecer escritoras negras brasileiras