Exposição, com curadoria do Grupo de Pesquisa Intersemioses Criativas, da PUCRS, será aberta ao público no próximo dia 27
A exposição é gratuita e segue até o dia 26 de julho. / Foto: Maristela Scheuer Deves/Divulgação
A Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, recebe a partir do dia 27 de abril a exposição A Eloquência do Olhar, que apresentará ao público a produção poética de 13 escritores e escritoras a partir de obras dos acervos das pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. Com entrada gratuita, a mostra ficará três meses em cartaz, expondo, lado a lado, mais de 30 criações poéticas e os quadros que as inspiraram. A curadoria é do Grupo de Pesquisa Intersemioses Criativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, sob a liderança do Prof. Dr. Altair Martins.
“Na exposição, a imagem artística se torna matéria-prima da poesia e suas “leituras” são desdobradas em níveis de transposição, desde a mais fiel à mais rebelde, da imagem originária”, explica Altair Martins.
Ele acrescenta que são propostos três procedimentos, a partir das pesquisas do grupo: a écfrase, quando a escrita acerca de uma imagem se filia, com relativa fidelidade, à sintaxe visual de partida; a tradução, quando a escrita vai além da descrição da imagem; e a ficção, quando a escrita, sobremodo a poesia, elabora uma leitura transcendente, a partir do que “ultrapassamos ver”, afirmando as propriedades sugestivas da imagem.
Esses procedimentos constituem uma tática tanto de novas fruições das artes e da poesia quanto de criações futuras. A intenção é, por meio da escrita, proporcionar deleite de mão dupla pela habitação poética da arte. Assim, A eloquência do olhar, com a realização de Flávio Krawczyk, diretor do acervo artístico de Porto Alegre, e de Paulo Amaral, coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura do município, propõe um percurso de diálogo em relação às obras de arte livremente escolhidas pelos escritores-pesquisadores nas coleções das pinacotecas – incluindo produções de artistas como Antônio Gutierrez, Britto Velho, Di Cavalcanti, Wilde Lacerda e Zoravia Bettiol, entre outros.
Durante o período da exposição serão realizadas ainda oficinas de “olhares eloquentes”, nas quais os participantes produzirão poemas a partir da contemplação, da instrução e do exercício das intersemioses criativas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8292 ou pelo e-mail [email protected]. Contato para entrevistas: prof. Altair Martins, (51) 98121-1884.