O evento é gratuito e será transmitido online, via Zoom
Como as crianças são realmente afetadas por eventos catastróficos e como elas lidam com os danos? Promovido pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, o webinar “Crianças e Catástrofes: uma análise a partir dos estudos com as crianças do Katrina” pretende refletir sobre os efeitos de situações extremas, especialmente no público infantil. O evento é gratuito, com certificação pela PUCRS, e ocorre no dia 30 de outubro, das 16h30 às 19h (horário de Brasília). Será transmitido via Zoom e terá tradução do inglês para o português. A abertura do webinar será realizada pelo decano da Escola de Direito, Ir. Sandro Bobrzyk. Inscrições pelo link.
Alice Fothergill é o grande nome do webinar. Em 2015, ela e a professora Lori Peek, da Colorado State University, publicaram Children of Katrina (Crianças do Katrina), que apresenta os resultados de um estudo aprofundado de sete anos sobre as experiências de crianças e jovens em um desastre devastador. Children of Katrina recebeu o prêmio Outstanding Scholarship Award, da American Sociological Association Children and Youth Section, em 2016.
Ela é docente da University of Vermont desde 2003 e suas áreas de bolsa de estudos e ensino incluem estudos sobre família e infância, vulnerabilidade a desastres, gênero, desigualdade, aprendizagem de serviço e métodos qualitativos. Alice trabalha na área de sociologia de desastres desde 1994, quando começou a trabalhar no Natural Hazards Center da University of Colorado.
Em 2011 e 2012, após a tempestade tropical Irene em Vermont, ela organizou vários projetos de aprendizagem de serviço para suas aulas para ajudar na recuperação. Seu primeiro livro, Heads Above Water: Gender, Class, and Family in the Grand Forks Flood (2004), examina as experiências das mulheres na enchente de 1997 em Grand Forks, Dakota do Norte. Ela também conduziu pesquisas e publicou vários artigos sobre voluntariado após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 na cidade de Nova York. Atualmente, Fothergill está trabalhando em um projeto de pesquisa financiado por uma bolsa sobre as experiências de crianças, jovens e idosos na pandemia de Covid-19.
A professora PhD Robin Cox também vai participar do webinar. Ela é chefe do programa de pós-graduação em Liderança em Ação Climática e professora dos programas de pós-graduação em Gestão de Desastres e Emergências da Escola de Estudos Humanitários. Robin também é diretora do laboratório de inovação em pesquisa Resilience by Design (RbD), um centro de pesquisa e extensão educacional transdisciplinar que se concentra na construção de liderança e competências multigeracionais em ação climática. O objetivo desse centro é informar, inspirar e apoiar o bem-estar das pessoas e do planeta em um clima em mudança, por meio de pesquisa, educação e aconselhamento político.
Robin Cox é uma pesquisadora ativa com vários projetos de pesquisa financiados nacionalmente. Ela lidera a Adaptation Learning Network (ALN), um projeto de três anos e US$ 2 milhões financiado pelo Natural Resources Canada e pelo BC Ministry of Environment and Climate Change Strategy. Esse projeto está construindo capacidade de adaptação climática com organizações, profissionais, empresas e comunidades por meio de treinamento de desenvolvimento profissional e networking. Cox é uma experiente pesquisadora e respondente psicossocial a desastres com experiência em resiliência e trauma em nível individual e comunitário.
Horário | Atividade |
16h30 | Abertura e boas-vindas com Ir. Sandro Bobrzyk |
16h35 | Apresentação das palestrantes convidadas e introdução ao tema: como as crianças são realmente afetadas por eventos catastróficos e como elas lidam com os danos? |
16h45 | Palestra da professora Alice Fothergill | Como as crianças são realmente afetadas por eventos catastróficos e como elas lidam com os danos? |
17h35 | Palestra da professora Robin Cox | Os impactos e as intervenções psicossociais em desastres e a construção da resiliência |
18h20 | Bate-papo com as palestrantes |
18h55 | Encerramento |