O evento tem entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço
Foto: Divulgação
No dia 10 de outubro, às 12h30, acontece mais uma apresentação do Hemisfério Cultural, projeto realizado pelo Instituto do Cérebro (InsCer) em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS (PUCRS Cultura). Nesse pocket show, sobe ao palco o bandoneonista e cantor Carlittos Magallanes junto do pianista e cantor Roberto Pinheiro, apresentando algumas das obras mais antigas do cancioneiro rio-platense, clássicos da década de quarenta – conhecida como a década de ouro do tango – até sucessos de Astor Piazzolla. A dupla uruguaia ainda conta com o contrabaixista convidado Marcio Reggiori. O evento acontece no auditório do Instituto do Cérebro, prédio 63 do Campus da Saúde da PUCRS, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O Hemisfério Cultural tem como intuito proporcionar uma experiência cultural positiva no meio da rotina de pacientes, acompanhantes, médicos, professores, colaboradores e qualquer pessoa da sociedade em geral que venha ao Campus da Universidade. Com curadoria do maestro Marcio Buzatto, as apresentações musicais acontecem em uma quinta-feira de cada mês, no Auditório do Instituto do Cérebro da PUCRS. Em 2024, o projeto teve início em abril, em função das enchentes no Rio Grande do Sul, as edições de maio e junho foram adiadas, em julho, as apresentações foram retomadas. Excepcionalmente, nesta edição, nos meses de outubro e novembro, acontecem duas edições.
Carlittos Magallanes é bandoneonista uruguaio radicado em Porto Alegre. É diretor do grupo Tango’s Show. Gravou quatro CDs de tango com Carlos Garofali e, em 2017, recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil. Atua também como produtor de festivais nativistas, produtor discográfico e compositor. Tocou com grandes artistas e orquestras do Rio Grande do Sul e participou das trilhas sonoras dos filmes Sal de Prata e Netto Perde sua Alma.