Cultura

Ato Criativo | Thiago Lacerda

A conversa será mediada pelo diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena, e com a professora da Escola de Humanidades Janaína Baladão

A conversa com o ator acontece no Auditório da Escola de Humanidades, prédio 9./ Foto: Divulgação

No dia 29 de abril, segunda-feira, às 19h15, a série Ato Criativo apresenta um bate-papo com o ator Thiago Lacerda. A conversa acontece no auditório do prédio 9, com mediação do diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena e da professora da Escola de Humanidades, Janaína Baladão. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição através do link. A presença no encontro confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade.

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, o ator fala sobre alguns de seus papéis mais importantes, sobre o que é um ator shakespeareano e sobre o seu espetáculo O Amor Natural, que esteve em cartaz na cidade, no Theatro São Pedro, no mês de março.

Sobre o artista

Thiago Lacerda nasceu no Rio de Janeiro. É ator e dublador, tendo participado de 34 novelas, entre elas, Malhação (1997), que marca sua estreia na televisão, Terra Nostra (1999), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Revelação na premiação Melhores do Ano e o prêmio Revelação no Troféu Super Cap de Ouro e A Casa das Sete Mulheres (2003), que lhe rendeu o Prêmio INTE na categoria de Melhor Ator. No cinema, esteve presente em 11 filmes, entre eles, Se Eu Fosse Você (2006), O Tempo e o Vento (2013) e Além de Nós (2023), que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Sesc Melhores Filmes na categoria de Melhor Ator Nacional. Além disso, participou de 8 espetáculos teatrais, entre eles Paixão de Cristo (2000), Calígula (2008), que lhe rendeu o Prêmio Contigo! de Teatro na categoria de Melhor Ator e Macbeth (2015), que lhe rendeu o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro na categoria de Melhor Elenco.

Sobre os mediadores

Ricardo Barberena é diretor do Instituto de Cultura da PUCRS e Pós-Doutor em Letras (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Graduação e da Pós-Graduação em Letras e Escrita Criativa da PUCRS, coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea.

Janaína Baladão é tradutora e professora da PUCRS. Possui bacharelado (2004) e doutorado em Letras pela UFRGS (2013). É especialista em Estudos Avançados em Língua Espanhola pela PUCRS (2007) e realizou dois estágios de pós-doutoramento na UFRGS. Tem experiência na área de Letras e Escrita Criativa, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas,  Literaturas de Língua Espanhola e literatura para as infâncias. Atualmente é coordenadora Pedagógica do Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS e integra o corpo docente da pós-graduação em Letras e escrita Criativa da PUCRS.

Serviço

  • O quê? Ato Criativo: Thiago Lacerda
  • Data: 29 de abril (segunda-feira)
  • Horário: 19h15
  • Local: Auditório da Humanidades – Prédio 9
  • Entrada: gratuita, pelo link