Vestibular Complementar

Prova nos dias 3 e 4 de julho.

LISTÃO DISPONÍVEL

Confira a lista de classificados e realize sua matrícula.

LINKS IMPORTANTES

DOCUMENTOS ÚTEIS

Confira os principais documentos relativos a este processo e fique por dentro de todas as informações necessárias.

Passo a passo para matrícula on-line

Baixar

Manual do candidato

Todas as informações necessárias para você realizar sua inscrição, prova e matrícula.

Baixar

Edital

Confira o edital do processo de seleção para o Vestibular de Inverno 2024.

Baixar
  • Prova on-line

    O instrumento para a seleção de candidatos/as nessa modalidade é uma prova de redação on-line. O objetivo central dessa prova é avaliar se o/a candidato/a é capaz de escrever um texto dissertativo com clareza, coesão, coerência e consistência, de acordo com o grau de formalidade esperado para a situação: a norma culta escrita da língua portuguesa. O grau da redação é distribuído de zero a dez, com variação de até duas casas decimais, de acordo com os seguintes critérios: Conteúdo (40%); Estrutura (30%); Expressão Linguística (30%). A redação deve ter uma extensão entre 250 e 350 palavras.

  • Nota do Enem

    O instrumento para a seleção de candidatos/as nessa modalidade é o resultado obtido pelo/a candidato/a no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições entre 2012 e 2023, desde que tenham obtido média superior ou igual a 400 (quatrocentos) pontos e nota da redação superior a zero.

  • Prova on-line ou nota do Enem

    O instrumento para a seleção de candidatos/as nessa modalidade é a prova de redação on-line ou o resultado obtido pelo candidato no Enem, em edições entre 2012 e 2023, desde que tenham obtido média superior ou igual a 400 (quatrocentos) pontos e nota da redação superior a zero. O/A candidato/a será classificado/a na modalidade em que obtiver a melhor colocação.

  • Período de inscrição

    As inscrições para o Concurso Vestibular poderão ser realizadas pelo/a candidato/a ou seu representante no período de 20/6 a 1º/7/2024. O cancelamento de inscrição só poderá ser solicitado até o dia 1º/7/2024.

  • Valores e locais de pagamento

    A taxa de inscrição é R$ 60,00 (sessenta reais) para prova on-line, ingresso pela nota do Enem ou ambas as modalidades. O pagamento através de cartão de crédito poderá ser realizado até o dia 1º/7/2024 e o pagamento mediante a apresentação da guia de pagamento impressa* poderá ser realizado até o dia 2/7/2024.

    Importante: a guia de pagamento estará disponível para impressão somente até 1º/7/2024.

  • Data e horário de realização da prova

    A prova, constituída somente por uma redação, estará disponível das 12h do dia 3/7/2024 às 12h do dia 4/7/2024, de forma remota, por meio de plataforma on-line destinada à realização do Vestibular Complementar de Inverno 2024. A prova tem duração total de 1 (uma) hora ininterrupta, contada a partir do momento em que o botão Iniciar teste for acionado ou automaticamente, após 60 segundos. O tempo da prova é controlado por um cronômetro no canto superior direito da tela e a prova será encerrada quando o tempo limite (1 hora) for atingido. A prova não será realizada fora da data e horário estabelecidos e não poderá ser realizada mais de uma vez dentro desse mesmo período.

  • Ambiente on-line para prova

    O Vestibular Complementar de Inverno 2024 na versão on-line utilizará plataforma especializada, com mecanismos de segurança, de modo a garantir a veracidade das informações e a evitar fraudes durante a realização da prova. Serão utilizados os seguintes sistemas: gravação de tela, vigilância/monitoração on-line por inteligência artificial e gravação do vídeo, som e tela do candidato.

  • Identificação para realizar a prova on-line

    O/A inscrito/a deverá acessar o sistema de realização de prova on-line, no mínimo, 20 (vinte) minutos antes do horário programado para o início da prova. Nesse primeiro acesso será feita a captura de imagem de um dos documentos de identificação listados a seguir e a captura de imagem do rosto do/a candidato/a:

    • Carteira ou Cédula de Identidade expedida por órgão competente (Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordens ou Conselhos de Classe), que, por força de Lei Federal, possa ser aceito como documento de identidade, desde que com fotografia e dentro do prazo de validade; são também aceitos o Registro de Identidade Civil (RIC) e o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia;
    • Passaporte com fotografia e dentro do prazo de validade; em caso de estrangeiros, o visto também deverá ser válido;
    • Carteira de Trabalho com foto; ou
    • Documento de Identidade expedido pelo governo de quaisquer dos países que compõem o Mercosul.

    O documento deve estar em perfeitas condições, de modo a permitir, com clareza, a identificação do/a candidato/a. Poderá ser exigido um documento de identificação adicional caso o documento apresentado gere dúvidas quanto à adequada identificação do/a candidato/a.

    Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, modelo antigo da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Estudante, Carteira de Trabalho e Previdência Social sem foto, Certificado de Dispensa do Serviço Militar, carteira funcional sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada.

  • Data para matrícula

    As matrículas serão realizadas a partir da divulgação do resultado até o dia 10/7/2024. De acordo com a legislação vigente, é condição indispensável para a matrícula a apresentação de documentos que comprovem a conclusão do Ensino Médio, anulando-se a classificação dos candidatos que não o fizerem.

    A divulgação dos Classificados da 1ª Chamada será realizada a partir do dia 5/7/2024.

WhatsApp