Melhor pós do País

Excelência reconhecida pela Capes com mais de 20 opções de cursos de Mestrado e Doutorado.

Ingresso no Mestrado

A pós-graduação stricto sensu é ideal para quem procura uma formação mais aprofundada e altamente qualificada, que desenvolve habilidades como raciocínio crítico, aprofundamento teórico e metodológico e gera produção de conhecimento científico original com impacto e relevância para o desenvolvimento da sociedade.

A PUCRS reúne 20 opções de Mestrado e 20 de Doutorado, com excelência reconhecida pela Capes. É considerada a melhor pós-graduação do Brasil pela mais recente avaliação da área, e está entre as principais Universidades da América Latina no campo da pesquisa.

Oferecemos cursos em todas as áreas do conhecimento com linhas de pesquisa conectadas com as principais tendências internacionais. Além de estudar com pesquisadores renomados, você tem a oportunidades de concorrer a bolsas e realizar experiências internacionais durante o curso.

As inscrições para os Programas de Pós-graduação da PUCRS são realizadas pela internet. Será necessário anexar os documentos solicitados no edital de cada programa, que podem ser gerais, como de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitos, link do currículo Lattes e diploma de graduação; ou até mesmo algum comprovante específico da sua área.

Em alguns cados também é solicitado o memorial, um documento com resumo biográfico sobre a formação universitária e atividades técnicas, didáticas e científicas, por exemplo; ou um plano de trabalho, envolvendo atividaes de ensino, orientação e pesquisa.

A seleção dos candidatos é definida pela Comissão de Seleção constituída por docentes do Programa de Pós-graduação indicados pela Comissão Coordenadora do Programa.

Cada programa possuí o seu edital de selação com suas especificidades.

Após a habilitação da inscrição os candidatos selecionados poderão ser convocados para entrevista.

Nem todos os programas aplicam prova como critério de eliminação ou classificação. Se necessário, ela será dissertativa, com base nas leituras indicadas previamente.

Em alguns programas é exigida a prova de proficiência em outra língua.

A matrícula é realizada de forma online e o pagamento pode ser realizado através de boleto bancário que será encaminhado para o e-mail cadastrado.

A renovação da matrícula será semestral, conforme calendário acadêmico divulgado pela PUCRS. A matrícula somente será liberada aos estudantes que não tiverem pendências financeiras com a Universidade. No ingresso ou reingresso, a primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula.

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.

A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. O aluno poderá informar o endereço atualizado diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação.

O documento bancário para pagamento das mensalidades é enviado pelos Correios e para o e-mail institucional do estudante. Caso não receba o boleto até a data de vencimento, o aluno poderá pedir uma segunda via em qualquer agência do Bradesco, informando o CPF. Também poderá solicitar pelo e-mail [email protected], ou no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, localizado no térreo Living 360° (Central do Aluno, prédio 15).

É responsabilidade do estudante manter seu endereço atualizado no cadastro da Universidade. Alterações de endereço podem ser solicitadas diretamente na secretaria do Programa de Pós-Graduação.

A solicitação de débito em conta corrente deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados:

Banrisul: 00303
Banco do Brasil: 48832
Bradesco: 00732

Ao solicitar o débito em conta corrente, o aluno deverá repassar ao banco o número da sua matrícula (número e dígito verificador).

O estudante poderá solicitar desligamento ou cancelamento, conforme regulamento do curso.

Nessas situações, deixará de pagar as parcelas a partir do mês seguinte à formalização do pedido, protocolado junto à secretaria do curso. A mesma regra se aplica nos casos de desligamento efetuado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.

O estudante que protocolar pedido de desligamento antes do início do primeiro ano letivo poderá solicitar a devolução do valor pago pela primeira parcela. No caso de desligamento de matrícula protocolado após o início do período letivo, o aluno deverá efetuar o pagamento das parcelas até o mês da formalização do pedido.

Interessados em cursar Mestrado ou Doutorado que não foram aprovados no processo seletivo podem cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais. Esses pedidos devem ser homologados pela Comissão Coordenadora do Programa.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos, deve ser pago em 5 parcelas no semestre em que for cursada. A primeira parcela é paga no ato da matrícula e as demais têm vencimento no dia 15 de cada mês, com emissão de documento bancário.

CAMPUS
LIFE

Tenha acesso a espaços de convivência e aprendizado. Aqui você encontra 55 hectares de ambientes inovadores de ensino, lazer e cultura.

Saiba mais
Veja todas as notícias