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Excelência no corpo docente qualificado e infraestrutura completa da Universidade.

Ingresso Especialização

Os cursos de pós-graduação em nível de Especialização são oferecidos a candidatos diplomados em curso superior.

São a possibilidade de aprofundar conhecimentos e competências em uma determinada área dando continuada à sua formação profissional.

Possuem carga horaria mínima de 360 horas-aula e são realizados no período de um a três anos. Ao final do curso o aluno recebe um certificado de especialista.

Os cursos de Especialização constituem uma pós-graduação Lato Sensu, que se diferencia da pós-graduação Stricto Sensu, formada pelos cursos de Mestrado e Doutorado.

A excelência da pós-graduação da PUCRS é distinguida por seu corpo docente altamente qualificado e infraestrutura completa da Universidade.

Confira os cursos para os quais está inscrito acessando nosso sistema. Você precisará do seu login e senha utilizado na sua inscrição.

Caso tenha esquecido sua senha, clique aqui.

A inscrição pode ser realizada pela internet ou presencial. Ao realizar a inscrição online, o candidato deverá fazer o upload do seu currículo no formato PDF. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e/ou à critério da coordenação do curso poderá ser realizado entrevista individual ou prova de seleção.

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado conforme data de vencimento do boleto. O valor diferenciado para as demais parcelas é concedido a partir da primeira mensalidade do curso, de acordo com a categoria de público em que o aluno se enquadra.

A PUCRS possui valores diferenciados para alguns cursos por antecipação para o pagamento da matrícula, conforme calendário divulgado em cada curso, de acordo com o vencimento do boleto.

As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao aluno a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, havendo o cancelamento da matrícula do curso por parte do aluno, o cálculo dos valores de devolução referentes as parcelas vencidas irá desconsiderar a redução concedida.

O aluno, ao concluir a sua Especialização, receberá o certificado de conclusão em curso de Especialização da área escolhida. Para fins de certificação, a data de encerramento do curso constará como a da validação pela Coordenadoria de Lato Sensu do término e aprovação de todos os requisitos previstos pelo curso, incluindo seu TCC, disciplinas e demais atividades indicadas no seu respectivo Projeto Pedagógico.

Para informações adicionais, dúvidas e instruções para retirada do certificado, procure a secretaria de seu curso.

O aluno poderá solicitar seu reingresso em um curso de Especialização se:

  • Ocorra a oferta de nova edição do mesmo curso anteriormente matriculado;
  • Existência de vaga;
  • Avaliação de currículo e aprovação da coordenação;
  • Negativa de débito junto ao Setor Financeiro da PUCRS;
  • Prazo hábil para matrícula nas disciplinas faltantes.

A solicitação de reingresso deve ser realizada juntamente com a secretaria do seu curso, via e-mail.

A política de cancelamento de curso e reingresso estão no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação.

O aluno poderá solicitar o cancelamento de matrícula em curso de Especialização via e-mail [email protected] da Educação Continuada da PUCRS.

O cancelamento da matrícula não implica a devolução dos valores já pagos relativos à matrícula e mensalidades do curso até a data da solicitação.

Os cursos de Especialização muitas vezes possuem um caráter eventual e único, não seriado, de modo que não existe a garantia de reingresso em edições futuras, caso ocorram.

Não existe a possibilidade de cancelamento ou trancamento isolado de disciplinas.

A PUCRS reserva para si o direito de cancelar a oferta do curso, o que poderá ser feito até 7(sete) dias antes da data prevista para o seu início. Ocorrendo o cancelamento do curso, os alunos serão informados por meio do endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição. Nesta hipótese, haverá a devolução do valor integral pago à título de matrícula.

Confira o regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização.

Regulamento
 
 

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