O Programa de Monitorias PUCRS tem a finalidade de envolver estudantes de graduação nas atividades de ensino, desenvolvendo atividades de apoio à aprendizagem de outros estudantes auxiliando, com o apoio de um professor responsável, no aprendizado de conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.
Agora Programa de Monitorias está automatizado através do sistema do PUCRS Carreiras.
Faça o login com seu email @edu.pucrs.br e verifique as monitorias da sua escola com inscrições abertas. Você efetua a inscrição indo no menu monitorias>inscrições seleciona a disciplina desejada, clica para ver detalhes e clica em “Fazer a inscrição”.
Em caso de dúvidas o nosso e-mail é [email protected].
O PUCRS Carreiras tem como propósito fortalecer o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade dos alunos e alumni PUCRS e comunidade.
Aqui você encontra estágios, vagas efetivas, capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento de carreira.
Para acessar o portal, utilize seu usuário e senha do e-mail acadêmico.
Informações: 3353-4355 e [email protected]
Atendimento: Living 360° – Sala 102
Para a realização do estágio supervisionado, o aluno deverá providenciar, em conjunto com o professor da disciplina, na primeira quinzena de aulas:
Nome e dados da empresa (hospital, clínica, prestador de serviço) e do supervisor na qual realizará estágio, para que seja emitida a Carta de Apresentação. A Carta de Apresentação será solicitada pelo professor da disciplina à secretaria da Escola Politécnica. Este documento deverá ser retirado pelo aluno, na secretaria da Escola Politécnica, para apresentação no local de estágio.
Após a finalização do período de estágio, o aluno deverá entregar ao professor da disciplina, os seguintes documentos:
No caso de realização de Estágio Obrigatório no Hospital São Lucas da PUCRS, solicitar os documentos específicos na secretaria da Escola Politécnica, através do e-mail [email protected] .
Os alunos que realizaram anteriormente estágios não obrigatórios na área da Física Médica podem requerer aproveitamento das horas através do requerimento abaixo, que será analisado em todas as instâncias pertinentes. Requerimento para aproveitamento de estágio obrigatório .
Para a realização do estágio supervisionado, o aluno deverá providenciar, em conjunto com o professor da disciplina, na primeira quinzena de aulas:
Para a realização do estágio supervisionado, o aluno deverá providenciar, em conjunto com o professor da disciplina, na primeira quinzena de aulas: Nome e dados da escola e do supervisor na qual realizará estágio, para que seja emitida a Carta de Apresentação. A Carta de Apresentação será solicitada pelo professor da disciplina à secretaria da Escola Politécnica. Este documento deverá ser retirado pelo aluno, na secretaria da Escola Politécnica, para apresentação no local de estágio.
Após a finalização do período de estágio, o aluno deverá entregar ao professor da disciplina, os seguintes documentos:
Os alunos que realizaram anteriormente estágios não obrigatórios ou atuam profissionalmente na área da Licenciatura em Física podem requerer aproveitamento das horas através do requerimento abaixo, que será analisado em todas as instâncias pertinentes.
Organizado pelo Ministério da Educação, o Programa de Educação Tutorial (PET) reúne bolsistas que contam com a tutoria de docentes. Funciona segundo os princípios de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é uma formação completa durante a graduação nos eixos de atuação.
As 20 horas por semana devem ser dedicadas às atividades planejadas por cada grupo, com prioridade à diversidade de conhecimentos, que vão além do currículo formal. Os editais são abertos no início do semestre ou quando há vagas.
O PET Informática – Programa de Educação Tutorial – foi idealizado pelo Prof. Dr. Cláudio de Moura Castro e implantado pela CAPES em 1979, tendo em vista o melhor preparo dos alunos da graduação.
Até 1996, o programa estava expandindo-se, porém a CAPES anunciou futuros cortes. No ano de 1997, o governo federal anunciou uma série de cortes na educação, devido a crise, que afetariam inclusive o programa. Desta forma, os bolsistas e tutores iniciaram mobilizações em prol do PET (InterPETs estaduais, SulPET, SudestePET e o encontro nacional dos grupos PET – ENAPET).
A partir de 2000, o grupo passou a ser vinculado ao SESu/MEC, porém, neste mesmo período, as ameaças para a extinção do grupo eram grandes. Em 2003, o PET foi rediscutido com seus protagonistas: CENAPET (Comissão Executiva Nacional), SESu/MEC, FORGRAD (Fórum dos Pró-Reitores de Graduação das IES do Brasil). Hoje o PET conta com 3177 bolsistas de 298 grupo em todo Brasil.
O “PET-Inf” foi criado na PUCRS em novembro de 1991, tendo como primeiro tutor o professor Álvaro Guarda.
Entre em contato nesse email
Prof. Dr. Álvaro Guarda
Período: 1991- 1993
Prof. Dr. Afonso Orth
Período: 1993- 1996
Prof. Dr. Fabiano Hessel
Período: 2001 – 2002
Prof. Dr. Luís Lamb
Período: 2002
Prof. Dr. Lúcia Giraffa
Período: 2002 – 2005
Prof. Dr. Alfio Martini
Período: 2005 – 2010
Prof. Dr. Celso Maciel
Período: 2010 – 2011 | 1996 – 2000
Prof. Dr. Tiago Ferreto
Período: 2011 – 2022
Profa. Milene Selbach Silveira
Período: 2023 – Atual
“O período em que fui tutora do PETinf foi extremamente prazeroso. Foi um tempo de mudanças e desafios onde com esforço construímos um modelo cooperativo de trabalho, alicerçado no diálogo e na amizade.
Guardo com carinho as lições aprendidas e as divertidas reuniões. O processo de seleção dos novos petianos e a lembrança da “briga” para ser petiano (muito orgulho do número de interessados nas poucas vagas). Bons tempos! Fico feliz em saber que aquela turma hoje está bem colocada e auxiliamos a consolidar mais um espaço dentro da FACIN e da PUCRS.
Agradeço até hoje a oportunidade que a professora Vera, então diretora, concedeu-me ao convidar-me para ser tutora, Não deixo de acompanhar, mesma à distância, as conquistas do grupo, tão bem conduzido pelo meu colega Alfio.”
– Lúcia Giraffa
“Antes de ser tutor, fui bolsista do grupo PET-Inf. Na condição de petiano, posso afirmar que o programa me proporcionou uma formação que não encontrei em nenhum livro ou artigo. Ao ingressar no quadro docente da Universadade, tornei-me tutor do mesmo grupo, no período de agosto de 2000 a dezembro de 2001. O principal trabalho realizado por mim no PET-Inf foi o de reestruturar o grupo e incentivar os bolsistas a permanecerem no programa.
Devido aos constantes atrasos nos pagamentos das bolsas dos alunos, o PET-Inf teve que buscar formas de motivar os bolsistas a permanecerem no grupo. Este trabalho contou com a participação de todos os alunos do PET e foi extremamente satisfatório. A experiência na gestão de recursos humanos no momento em que o PET passava por uma crise de sobrevivência foi um evento marcante em minha vida pessoal e profissional.”
– Fabiano Hessel
“Como tutor do PET-Inf, tive uma experiência que foi muito importante para minha vida profissional. Atuei nessa função no período de 1997 a 1999. Fiz o doutorado em Ciência da Computação e Pós-Doutorado na França. Sempre tive uma grande preocupação com a formação ética e humana dos petianos, bem como com sua atuação social. Para exercitar a solidariedade o grupo atuou no Campos Vila Fátima, ministrando cursos de Introdução à Informática.
Buscamos sempre uma forma de integração com os demais grupos PET’s da Universidade e desenvolvemos inúmeras atividades conjuntas. Organizamos, também, dois eventos importantíssimos na PUCRS: O IV Encontro Estadual de Grupos PET – ENESPET e o Encontro Nacional de Grupos PET – ENAPET, tendo este ocorrido durante a 51ª edição da SBPC, em julho de 1999, em Porto Alegre.
Na condição de tutor, espero ter contribuído para a formação não somente de um bom profissional, mas também de um cidadão comprometido com valores éticos e humanos.”
– Celso da Costa
“Todos os petianos deste período, que permaneceram no programa até o final, hoje alguns são mestres e a maioria doutores. Para mim foi o período mais gratificante (por sentir concretamente os resultados), de toda a minha trajetória acadêmica, não só na PUCRS como também na UFRGS e UNISINOS onde atuei mais de 20 anos.”
– Afonso Orth
PET Química
Profa. Dra. Rosane Ligabue
Período: – 2022
A iniciação científica é uma oportunidade para estudantes de graduação atuarem em projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e pesquisadores da Universidade. A experiência proporciona contato direto com o meio científico. Para quem quiser seguir carreira acadêmica, é um diferencial no ingresso em cursos de mestrado e doutorado. Também pode contribuir para a atuação no mercado de trabalho. A carga horária é de 20 horas semanais.
Não necessariamente o aluno precisa optar por um estudo ligado à sua área, pois os trabalhos muitas vezes são interdisciplinares. Caso tenha interesse em ser bolsista, o estudante deverá fazer um cadastro prévio no página da Coordenadoria de Iniciação Científica . O estudante também pode procurar os programas de pós-graduação e, posteriormente, conversar com professores que têm projetos de pesquisa.
A PUCRS adota diversas formas de ingresso para os seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e do ensino básico.
Para garantir que o estudo seja a sua única preocupação, a PUCRS disponibiliza diversas opções de crédito e bolsas.
Ingresse no curso dos seus sonhos! A PUCRS te ajuda a construir uma carreira profissional de sucesso.
O aprendizado contínuo pode contribuir com o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Aposte nisso!
Confira as médias de acertos e desvios padrão nas disciplinas avaliadas
terça-feira, 03 de dezembro | 2024