Informações Acadêmicas

Saiba mais sobre o seu curso. Você poderá encontrar informações como:

Escrita Criativa

Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.

História

Monografias:

O curso de História disponibiliza aos seus alunos as monografias para consulta.
Elas devem ser consultadas noPrédio 5, sala 206.

Letras: língua inglesa

Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.

Letras: língua portuguesa

Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.

Serviço Social

Trabalho de conclusão:

A elaboração do TCC é a culminância de um processo formativo em que se articulam vários componentes curriculares e pedagógicos no acompanhamento da produção progressiva do aluno na atribuição de significados teóricos, metodológicos, éticos e políticos do exercício profissional no contexto sócio histórico e institucional tendo em vista a experiência de estágio supervisionado.

 

Arquivo documental

Com o objetivo de valorizar e preservar a memória do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS, construímos o espaço de arquivo documental Prof. Lúcia Gavelo Castillo, na sala 226 do prédio 15. O espaço de pesquisa possui documentos que contam a história do curso desde os anos 1945, tanto de graduação quanto de pós-graduação. No local, alunos da PUCRS e de fora da Universidade, poderão ter acesso a livros, documentos, fotos, trabalhos de conclusão de curso, entre outros, desde a primeira turma de formandos na década de 40.

A sala foi nomeada em homenagem a aluna da primeira turma do Curso de Serviço Social, que já foi professora e diretora da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, Lúcia Gavelo Castillo. Este espaço está à disposição para aulas, pesquisas, estudos e outras atividades na área do Serviço Social.

Para utilizar este espaço, o professor do Curso de Graduação ou do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUCRS, faz a reserva junto a secretaria de graduação e acompanha a atividade. Para visitantes de outros cursos e outras Universidades, o agendamento pode ser feito com a Coordenação de Graduação pelo email [email protected].

Caso algum visitante tenha interesse em fazer cópias de alguns documentos para fins de pesquisa, as mesmas devem ser feitas no Xerox do térreo do prédio 15, empresa autorizada a fazer as cópias. Importante ressaltar que não temos a disponibilidade para empréstimo de livros, documentos, fotos e outros registros.

Teologia

Trabalhos científicos

 

Humanismo e Cultura Religiosa

1. Pela Disciplina de Humanismo e Cultura Religiosa, o ideário institucional chega de maneira formal e sistemática a todos os estudantes da Universidade.

2. O Departamento de Cultura Religiosa, através da Disciplina pela qual é responsável direto, como também pelos conteúdos subjacentes, é um espaço privilegiado para a preservação e difusão da identidade católica da PUCRS (Ver Plano Estratégico, p. 18).

3. É necessário inovar na visibilização dessa identidade e entrar sempre mais nos debates ecumênicos e inter-religiosos, que são uma das características da realidade religiosa no nosso tempo.

4. Desde 1998, a UNESCO frisa a importância e a necessidade de a dimensão espiritual ser valorizada na Educação Superior.

5. Numerosos Documentos da Igreja Católica enfatizam a fundamental necessidade de a dimensão transcendente ser alimentada nas Instituições de Ensino Superior, não como apêndice, mas como elemento-chave da formação dos futuros profissionais.

6. A PUCRS, no seu Projeto Pedagógico Institucional, tem esses aspectos, dentre outros, zelosamente contemplados, como o expressa, de maneira inconteste, o número 2.5.1, p. 31: “A PUCRS é uma Universidade Católica de tradição educativa Marista que, por essa razão, tem, além do compromisso com a boa preparação profissional dos alunos, a Missão especial de formá-los como cidadãos com fortes valores morais e religiosos. Este é um dos grandes, senão o principal diferencial que a PUCRS oferece aos alunos: ser uma instituição católica, educadora e evangelizadora, capaz de contribuir para a formação profissional e moral de seus alunos”.

7. Essa mesma convicção está explicitada, em termos semelhantes, na p. 18 do Plano Estratégico: “Em primeiro lugar, é preciso sempre levar em conta que a PUCRS é uma Universidade católica e marista e que, por esta razão, tem uma missão que inclui, mas transcende à boa preparação profissional dos alunos, incorporando a preocupação com sua formação como cidadãos honestos, solidários e com fortes valores morais e religiosos. Este deve ser um dos grandes diferenciais, senão o principal diferencial que a PUCRS deve oferecer aos seus alunos. Ser uma instituição católica, educadora e evangelizadora, capaz de dar uma boa formação profissional e também capaz de transmitir valores morais. A PUCRS tem um compromisso com a evangelização da cultura”.

Bibliografia

Notícias