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Trabalho de Conclusão de Curso
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.
Monografias:
O curso de História disponibiliza aos seus alunos as monografias para consulta.
Elas devem ser consultadas noPrédio 5, sala 206.
Trabalho de Conclusão de Curso
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.
Trabalho de Conclusão de Curso
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso visa à preparação do acadêmico para a atuação na vida profissional, orientando a forma correta de desenvolver uma pesquisa e a produção de trabalhos científicos. Para isso, o acadêmico, juntamente com seu orientador, deverá definir um tema para o seu TCC que expresse importância científica, mas que tenha dimensões compatíveis com o período limite para a sua produção e desenvolvimento.
Trabalhos científicos
Humanismo e Cultura Religiosa
1. Pela Disciplina de Humanismo e Cultura Religiosa, o ideário institucional chega de maneira formal e sistemática a todos os estudantes da Universidade.
2. O Departamento de Cultura Religiosa, através da Disciplina pela qual é responsável direto, como também pelos conteúdos subjacentes, é um espaço privilegiado para a preservação e difusão da identidade católica da PUCRS (Ver Plano Estratégico, p. 18).
3. É necessário inovar na visibilização dessa identidade e entrar sempre mais nos debates ecumênicos e inter-religiosos, que são uma das características da realidade religiosa no nosso tempo.
4. Desde 1998, a UNESCO frisa a importância e a necessidade de a dimensão espiritual ser valorizada na Educação Superior.
5. Numerosos Documentos da Igreja Católica enfatizam a fundamental necessidade de a dimensão transcendente ser alimentada nas Instituições de Ensino Superior, não como apêndice, mas como elemento-chave da formação dos futuros profissionais.
6. A PUCRS, no seu Projeto Pedagógico Institucional, tem esses aspectos, dentre outros, zelosamente contemplados, como o expressa, de maneira inconteste, o número 2.5.1, p. 31: “A PUCRS é uma Universidade Católica de tradição educativa Marista que, por essa razão, tem, além do compromisso com a boa preparação profissional dos alunos, a Missão especial de formá-los como cidadãos com fortes valores morais e religiosos. Este é um dos grandes, senão o principal diferencial que a PUCRS oferece aos alunos: ser uma instituição católica, educadora e evangelizadora, capaz de contribuir para a formação profissional e moral de seus alunos”.
7. Essa mesma convicção está explicitada, em termos semelhantes, na p. 18 do Plano Estratégico: “Em primeiro lugar, é preciso sempre levar em conta que a PUCRS é uma Universidade católica e marista e que, por esta razão, tem uma missão que inclui, mas transcende à boa preparação profissional dos alunos, incorporando a preocupação com sua formação como cidadãos honestos, solidários e com fortes valores morais e religiosos. Este deve ser um dos grandes diferenciais, senão o principal diferencial que a PUCRS deve oferecer aos seus alunos. Ser uma instituição católica, educadora e evangelizadora, capaz de dar uma boa formação profissional e também capaz de transmitir valores morais. A PUCRS tem um compromisso com a evangelização da cultura”.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024