Provas de Proficiência em Língua Estrangeira de Pós-Graduação

O Departamento de Letras Estrangeiras da Escola de Humanidades organiza, aplica e avalia as provas de Proficiência em Língua estrangeira para os alunos dos cursos de pós-graduação desta Universidade, nas seguintes línguas: alemã, espanhola, inglesa, francesa, italiana e portuguesa.

CARACTERISTICAS DA PROVA

A prova baseia-se em um texto de caráter geral. O candidato é solicitado a responder, em Português, perguntas de compreensão sobre as diferentes ideias do texto, sobre o sentido contextual de palavras e expressões, de formas verbais, pronominais e de outros elementos, ou ainda, a fazer um resumo do texto em Português. Durante a realização da prova, é facultada consulta a dicionários e/ou gramáticas. Serão considerados proficientes os candidatos com desempenho igual ou superior a 70% da prova. Regulamento Proficiência Pós-Graduação

MODELO DE PROVAS

– Língua Alemã (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)
– Língua Inglesa (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)
– Língua Espanhola (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)
– Língua Francesa (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)
– Língua Italiana (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)
– Língua Portuguesa (Modelo 1)   (Modelo 2) (Modelo 3)

DATAS

As provas são realizadas em duas oportunidades anuais: no primeiro e no segundo semestres letivos.

EXAME DE PROFICIÊNCIA – 2024/1

Dia: Exame adiado (ainda sem data prevista para realização)
Horário: Das 14h às 16h
Local: Prédio 11

SALA DE PROVA
Em breve.

Aviso importante: o candidato deve chegar meia hora antes do horário da realização da prova e só poderá realizar a prova mediante apresentação de documento de identificação com foto.

RESULTADOS

Os resultados das provas são encaminhados 30 (trinta) dias após a realização das mesmas à Coordenação dos respectivos Cursos de Pós-Graduação, à qual cabe a divulgação. Os candidatos devem entrar em contato com seu programa de pós-graduação para verificar o resultado.

RECURSOS

Em caso de solicitação de revisão de prova, o aluno poderá solicitar revisão até 03 (três) dias úteis após a divulgação dos resultados.

FORMULÁRIO DE REVISÃO

Clique aqui e acesse.

DISPENSA DA REALIZAÇÃO DA PROVA

O candidato que desejar dispensa da realização da prova de Proficiência deve, até 15 (quinze) dias úteis antes da data da prova, solicitar o pedido de dispensa à Escola de Humanidades ([email protected]), acompanhado de fotocópia do diploma de Licenciatura ou Bacharelado em Letras ou de atestado/certificado conforme o disposto acima.

O Departamento de Letras Estrangeiras da Escola de Humanidades dispensa da realização da prova de proficiência o candidato portador de Diploma de Licenciatura ou Bacharelado em Letras Estrangeiras.

Mediante análise, podem ser dispensados os portadores de:

Língua Alemã:

Língua Espanhola: