Horários de aula

HORÁRIOS 2025/1

Disciplinas por professor

Horários – disciplinas manhã

Horários – disciplinas noite

Horários – turmas especiais

Horários sujeitos à alteração sem aviso prévio

 

DISCIPLINAS ONLINE – 2025/1

As disciplinas online têm encontros síncronos periódicos. Sua participação nestes encontros é fundamental para um melhor aproveitamento dos estudos. Ainda mais importante é o primeiro encontro síncrono, no qual serão apresentados o Plano de Ensino e a dinâmica da disciplina e do semestre (atividades, fóruns, calendário dos encontros síncronos, avaliações).
Confira a seguir a data e horário do primeiro encontro síncrono:

  • Teoria dos Contratos – 07/03/25 – 8h
  • Teoria do Crime – 07/03/25 – 8h
  • Teoria do Direito Administrativo – 07/03/25 – 8h
  • Processo Constitucional – 07/03/25 – 8h
  • Legislação e Ética Profissional – 07/03/25 – 9h
  • Procedimentos Especiais – 07/03/25 – 9h
  • Filosofia do Direito – 07/03/25 – 9h
  • Direito Ambiental – 07/03/25 – 10h
  • Metodologia da Pesquisa Jurídica – 07/03/25 – 10h
  • Direito de Família – 07/03/25 – 11h
  • Direito Internacional Público – 07/03/25 – 10h
  • Psicologia Aplicada ao Direito – 07/03/25 – 19h15

Atenção: além deste primeiro, haverá outros sete encontros síncronos, sempre às sextas-feiras, em datas e horários definidos no Plano de Ensino de cada disciplina.

Pré-requisitos de 2010/1 a 2014/2
Acesse aqui!

Pré-requisitos a partir de 2021/1
Acesse aqui

  • Formulário Diversos

    O que você deve saber antes de preencher o formulário:

    Este formulário deverá ser utilizado para expressar solicitações que não se enquadram nos demais formulários existentes em nossa secretaria.

    O Solicitante deverá preencher todos os campos, de maneira objetiva e completa, sem abreviações.

    Poderão ser anexados documentos no momento da entrega do formulário que o aluno entender ser de valia à sua solicitação.

    O formulário deverá ser preenchido e entregue impresso na secretaria da Escola de Direito, prédio 11, guichê de atendimento.

    Formulário

  • Formulário de Atividades Complementares

    Para saber mais sobre Atividades Complementares e ter acesso ao formulário acesse a página de Procedimentos acadêmicos.

  • Formulário de Formaturas

    Para saber mais sobre as Formaturas na Escola de Direito e ter acesso ao formulário acesse a página de Formaturas.

  • Formulário de Acompanhamento de Audiências e Atividades Extraclasse

    Orientações:

    O aluno(a) deve preencher o formulário com seus dados pessoais o nome do professor e da disciplina, antes de imprimi-lo.

    Este formulário é usado para o acompanhamento de audiências, para o cumprimento de disciplinas práticas, conforme regulamento do Departamento de Prática Jurídica.

    Formulário

  • Formulário para Assistir Bancas de TCC

    Este formulário comprova a presença em banca examinadora para validação de atividades complementares.

    Formulário

  • Apresentação

    Buscando proporcionar ainda mais oportunidades aos seus estudantes, a Escola de Direito oferece, todos os semestres, diversos Grupos de Estudo. Esta é uma excelente forma de expandir os conhecimentos aprendidos em sala de aula, aperfeiçoar e personalizar a trajetória acadêmica.

    Com temáticas diversas, todos os grupos são coordenados por professores da Escola e realizam encontros recorrentes ao longo de todo o semestre. As inscrições acontecem nas primeiras semanas do semestre, e recebem certificado de participação todos os inscritos que tenham frequência mínima de 75% ao longo do semestre.

    Ainda, entre as diversas iniciativas da Escola para forma de preparar seus estudantes para as provas da OAB, também são ofertados grupos preparatórios focados nos exames. Confira abaixo todas as oportunidades:

  • Grupos de estudo OAB – 2025/1

    Informações sujeitas a alterações. A modalidade dos encontros (presencial, híbrido ou online) será informada posteriormente. 

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito Constitucional, Prof. Marcia Bühring – Segundas-feiras, das 17h às 18h. Inscreva-se. 

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito Administrativo, Prof. Yuri Restano – Segundas, das 18h às 19h. Inscreva-se . 

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Processo Civil, Prof. Guilherme Botelho – Terças, das 11h15min às 12h15min. Inscreva-se.  

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito Civil, Prof. Daniel Ustárroz – Terças-feiras, das 18h às 19h. Inscreva-se. 

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Ética, Profa. Leticia Loureiro – Quartas-feiras, das 11h15min às 12h15min. Inscreva-se  

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Prof. Henrique Rocha – Quartas-feiras, das 17h15min às 19h15min. Inscreva-se.  

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito Penal e Processo Penal, Prof. Fabiano Clementel – Quintas-feiras, das 17h15min às 19h15min. Inscreva-se.  

    Grupo de Estudos OAB 2025-1: Foco em Direito Tributário – Prof. Claudio Preza – Sextas-feiras, das 18h às 19h. Inscreva-se. 

    Confira aqui todas as informações. 

  • Grupos de estudo regulares – 2025/1

    IMPORTANTE: As informações abaixo descritas estão sujeitas a alterações. 

    Clique aqui para conferir as principais informações. 

     

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Jurimetria: Inteligência Artificial aplicada ao Direito. Inscreva-se.

    Prof. Filipe J. Zabala ([email protected]

    Quarta-feira, das 12h30 às 13h30.

    Grupo aberto a estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado interessados em desenvolver o estudo da Jurimetria. Grupo em parceria entre a Escola de Direito e a Escola Politécnica.

     

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Juizados Especiais Cíveis na teoria e na prática, 3º edição. 

    Prof. Álvaro Severo ([email protected] 

    GRUPO NÃO OCORRERÁ NESTE SEMESTRE.

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Alterações promovidas pela Lei nº 14.112/2020 no âmbito do processo de recuperação de empresas, 4ª Edição. 

    Profa. Ana Cláudia Redecker ([email protected]) 

    GRUPO NÃO OCORRERÁ NESTE SEMESTRE.

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Advocacia Cível na prática, 1ª edição.

    Profa. Ribas Azevedo Fagundes ([email protected]) 

    GRUPO NÃO OCORRERÁ NESTE SEMESTRE.

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Planejamento Patrimonial e Sucessório Internacional, 1ª edição.  

    Profa. Eveline V. Brigido ([email protected]) 

    Sexta-feira, das 11h15 às 12h15, de 04/04/2025 a 27/06/2025. 

    Aprofundar o estudo das estratégias jurídicas para a proteção e transmissão de patrimônio no cenário internacional. Serão explorados temas como trusts, fundações privadas, empresas offshores, inventário, testamento e tributação internacional. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Balcão Do Consumidor Da PUCRS, 3ª edição.

    Prof. Felipe Kirchner ([email protected] 

    Quarta-feira, das 11h30 às 13h30 ou das 16h às 18h de 26/03/2025 a 25/06/2025. 

    *participação mediante a seleção. 

    Atendimento ao público do Balcão do Consumidor da PUCRS; capacitação para o sistema de proteção administrativa do consumidor; habilitação para a solução prática de conflitos de consumo com ênfase em soluções consensuais e extrajudiciais; ajuizamento de ações judiciais no âmbito do direito do consumidor; discussões sobre temáticas contemporâneas de Direito do Consumidor. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Direito Sistêmico na Resolução de Conflitos, 6ª edição.

    Profa. Fernanda Pozzebon ([email protected] 

    Sexta-feira, das 10h às 12h em semanas alternadas, de 04/04/2025 a 27/06/2025. 

    Aperfeiçoamento e compreensão da origem dos conflitos. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Resolução de Conflitos Empresariais, 1ª edição. 

    Profa. Gabriela Wallau Rodrigues ([email protected] 

    Sexta-feira, das 11h às 11h50, online, de 04/04/2025 a 27/06/2025. 

    Debater temais atuais e relevantes sobre Resolução de Conflitos Empresariais, tanto sob o aspecto material quanto processual. Preparar os estudantes para a participação em competições nacionais e internacionais de arbitragem, mediação e negociação.  

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Direitos Humanos e Globalização, 12ª edição.

    Prof. Gustavo de Lima Pereira ([email protected] 

    Quinta-feira, das 11h20 às 12h10, de 03/04/2025 a 19/06/2025. 

    Desenvolver ferramentas técnicas, práticas e críticas para a compreensão dos temas envolvendo os direitos humanos e sua problemática com a ideia de globalização. Aperfeiçoar a argumentação sobre a temática dos Direitos Humanos a partir de um estudo interdisciplinar. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Autocomposição e Mindfulness. 

    Prof. Liane Maria Busnello Thomé ([email protected] 

    Sexta-feira, das 11h15 às 13h15 quinzenalmente, de 04/04/2025 a 27/06/2025.  

    Encontros nos dias 11/4, 2/5, 16/5, 30/5, 6/6 e 20/6.

    Apresentar a técnica de mindfulness como uma prática facilitadora na condução das formas autocompositivas de solução de conflitos (negociação, conciliação, mediação, justiça restaurativa). Essa prática amplia a capacidade de observação, atenção, concentração, desenvolvendo habilidades para lidar com pensamentos repetitivos, facilitando o processo de autoconhecimento (Ministério da Saúde). Desta forma, a prática aliada aos métodos que favorecem a autocomposição pode auxiliar na busca da construção de acordos mutuamente satisfatório para todos os envolvidos, o que pode impactar de forma positiva para estudantes e profissionais das mais diversas áreas de atuação que trabalham com conflitos. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Responsabilidade civil e tecnologia: estudo de casos à luz das novas tendências, 3ª edição. 

    Profa. Dra. Liane Tabarelli ([email protected])   

    Quinta-feira, das 12h30 às 13h30, online, de 03/04/2025 a 26/06/2025.

    Aprofundamento e reflexões sobre o instituto da Responsabilidade Civil.  

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Direitos das Pessoas Idosas: a urgência em refletir sobre nosso futuro, 1ª edição.

    Profa. Lívia Haygert Pithan ([email protected] 

    GRUPO NÃO OCORRERÁ NESTE SEMESTRE.

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Atualidades em direito constitucional/ambiental, 18ª edição. 

    Profa. Marcia Andrea Bühring ([email protected] 

    Sexta-feira, das 11h às 12h, online, de 04/04/2025 a 27/06/2025. 

    O grupo de estudos visa analisar casos concretos/decisões jurisprudenciais, e incentivar o debate e a reflexão crítica acerca de pontos atuais e controvertidos do direito constitucional/ambiental, tais como: responsabilidade e danos ambientais, mudanças climáticas; ativismo judicial, inteligência artificial, desenvolvimento sustentável, cidades inteligentes, resíduos, créditos de carbono, etc.  

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Direitos fundamentais assegurados à criança e ao adolescente, com ênfase no Direito à Convivência familiar e comunitária, 10ª edição.

    Profa. Maria Regina Fay de Azambuja ([email protected] 

    Terça-feira, das 12h30 às 13h30, de 01/04/2025 a 17/06/2025. 

    Conhecer as previsões legais, unindo a teoria à prática, através de parceria com o Pão dos Pobres e Colégio Monteiro Lobato. 

     

    GRUPO DE ESTDOS 2025-1: Direito Tributário, 2ª edição.

    Profa. Melissa Guimarães Castello ([email protected])

    Quarta-feira, das 19h às 20h, de 02/04/2025 a 25/06/2025 – Encontros quinzenais.

    Aprimorar os conhecimentos dos alunos em direito tributário, com análise de casos e estudo da reforma tributária

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Liberdade de Expressão e desinformação, 1ª edição.

    Prof. Plinio Melgaré ([email protected] 

    Segunda-feira, das 11h15 às 12h15, de 31/03/2025 a 23/06/2025. 

    Estudar os aspectos teóricos que envolvem a liberdade de expressão e o fenômeno da desinformação. O grupo terá por objetivo, a partir de uma atuação em conjunto com o curso de jornalismo da PUCRS, implementar a prática das medidas jurídicas cabíveis diante do processo de desinformação, incluindo o atendimento à comunidade, bem como a produção de conteúdo informativo sobre o tema. 

     

    GRUPO DE ESTUDOS 2025-1: Tecnopuc Law, 1ª edição.

    Profa. Laís Lucas ([email protected] 

    Quarta-feira, das 18h às 19h, de 02/04/2025 a 25/06/2025 – Os encontros ocorrerão a cada três semanas para concentrar a demanda de atendimentos. 

    Atendimento às StartUps do Tecnopuc e produção de conteúdo relacionado a Direito e Inovação. 

    *Necessita ter cursado Teoria Geral do Direito Empresarial 

     

     

  • Oficinas Práticas

    Estudante, participe das oficinas práticas organizadas pelo Núcleo de Prática Jurídica e comece desde já a viver o Direito real no seu dia a dia.

     

    Oficina de Prática Jurídica – Mediação familiar na Central de Mediação do NPJ

    Coordenação: Profa. Liane Thomé

    10 vagas

    Quartas-feiras, das 9h30 às 11h30, de 23/4 a 25/6

    INSCREVA-SE

     

    Oficina de Prática Jurídica – Conciliação no Balcão do Consumidor – Superendividamento

    Coordenação: Profa. Liane Thomé

    5 vagas

    Quartas-feiras, das 11h30 às 13h30, de 23/4 a 25/6

    INSCREVA-SE

Enade

Acesse o site.

  • Apresentação

    A cerimônia de formatura é um evento significativo na vida de nossos alunos e alunas. Representa a realização de metas acadêmicas, o reconhecimento do esforço e dedicação ao longo dos anos de estudo. É um momento de celebração, onde os/as formandos/as podem refletir sobre suas conquistas, agradecer aos que os apoiaram e olhar para o futuro com expectativas positivas.

    A formatura também simboliza a transição para uma nova fase da vida, seja ingressando no mercado de trabalho, continuando os estudos ou explorando novas oportunidades. Além disso, muitos consideram a formatura como um marco importantíssimo na construção da identidade pessoal e profissional.

    Além de ser um rito acompanhado e festejado por familiares, amigos dos formandos e comunidade acadêmica, em síntese, a cerimônia de formatura é um evento simbólico que representa o fim de uma jornada educacional e o início de novos capítulos na vida de nossos estudantes.

    MANUAL DE FORMATURAS
  • Inscrições e Requerimento

    Inscrições em turmas formandas

    O/A aluno/a provável formando/a deve realizar, obrigatoriamente, inscrição em UMA das datas de formatura, de acordo com o semestre pretendido sendo estes:

    • Semestre de 2025/1: colação de grau em agosto de 2025.

    As inscrições para os/as prováveis formandos/as em 2025/1 já foram encerradas no site. Em caso de necessidade, o contato deve ser feito através do e-mail [email protected] ou [email protected] de acordo com as datas previstas para as formaturas:

    DIREITO B (08/08/2025 | SEXTA-FEIRA | 19h)

    DIREITO A (09/08/2025 | SÁBADO | 20h)

    IMPORTANTE: Estas datas e horários estão sujeitas a alterações caso o número mínimo de formandos não seja atingido. Os procedimentos de formatura para prováveis formandos de 2025/2 serão realizados após o início do respectivo semestre.


    Requerimento de formatura

    Após a confirmação da inscrição (procedimento acima), os/as alunos/as prováveis formandos/as de 2025/1 devem preencher o Requerimento de Formatura no Portal Sou Aluno (www.pucrs.br/soupucrs-aluno/), anexando cópia do documento de identidade civil. Atenção: nesta etapa, a informação primordial é se você pretende realizar sua colação de grau em gabinete ou em palco; por isso, quando for realizar sua inscrição, marque qualquer opção de turma dentre as disponíveis. 

    Já os/as prováveis formandos/as de 2025/2 devem aguardar o contato da Escola para início das tratativas e orientações de suas formaturas.

    Em caso de dúvidas, contate a secretaria da Escola de Direito através do e-mail [email protected]  ou [email protected] .

  • Apresentação

    Atos de Deliberação:

    Ato de Deliberação Nº 002/2017 – Para alunos ingressantes a partir de 2015/1
    Ato de Deliberação Nº 007/2009 – Para alunos ingressantes até 2014/2

    Supervisão:

    Prof. Dr. Elias Grossmann [email protected]

    Secretaria:

    Local: 8º andar – Sala 815
    Telefone: (51) 3353-4829 / (51) 3353-4308
    E-mail: [email protected]

  • Sugestão de orientadores

    Definição do/a professor/a orientador/a em TCC (2025/1)

    Os/as estudantes que se matricularem em TCC deverão manifestar suas sugestões de orientadores/as no período de 10/01 a 16/02/2025.

    Para tanto, deverão acessar o link abaixo, fazendo login com matrícula e senha (mesma do sistema Moodle).

    SUGIRA AQUI TRÊS PROFESSORES/AS ORIENTADORES/AS

    Neste link, deverão indicar sua área de pesquisa, tema provisório e sugerir três professores/as orientadores/as, por ordem de preferência.

    A Escola de Direito atenderá as sugestões dos/as estudantes, desde que os/as professores/as orientadores/as sugeridos tenham vagas disponíveis.

    O critério para ordenar o preenchimento de vagas será o coeficiente de rendimento do/a estudante.

    A divulgação dos/as professores/as orientadores/as dos/as estudantes que preencherem suas sugestões entre 10/01 a 16/02/2025 ocorrerá no dia 24/02/2025.

    CONFIRA AQUI A LISTA DE PROFESSORES/AS ORIENTADORES/AS – 24/02/25

    Também ocorrerá nova divulgação de orientadores/as no dia 24/03 para os/as estudantes que indicarem suas sugestões entre 17/02 e 17/03/2025.

    CONFIRA AQUI A LISTA DE PROFESSORES/AS ORIENTADORES/AS – 24/03/2025

    Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

  • Informações sobre o TCC

    Informações para Artigo

    • Tipo do Trabalho: Artigo
    • Número de páginas: mínimo 15 e máximo 29 (da 1ª folha da Introdução à última da Conclusão)
    • Deve seguir as normas da ABNT, exceto a exigência de resumo em língua estrangeira.

     

    Informações para Monografia

    • Tipo do Trabalho: Monografia
    • Número de páginas: mínimo 40 e máximo 80 ( da 1ª folha da Introdução à última da Conclusão)
    • Deve seguir as normas da ABNT, exceto a exigência de resumo em língua estrangeira e a folha de aprovação (que são opcionais na Escola de Direito).

    FORMULÁRIOS

    Ficha de Avaliação

    Este formulário é usado pelos professores da banca examinadora para avaliação do TCC, no dia da apresentação do aluno, impresso no verso da ata.

Notícias

Serviços

Semana Santa altera horários na PUCRS

Confira abaixo o funcionamento de alguns serviços da instituição durante o período

quarta-feira, 16 de abril | 2025
Leia mais
Impacto Social

PUCRS une forças com projeto solidário liderado por Rodrigo Minotauro para reconstrução do RS 

quarta-feira, 16 de abril | 2025
Leia mais
Cultura

Eduardo Wotzik transforma o Teatro da PUCRS em sala de aula interpretando Hannah Arendt 

quarta-feira, 16 de abril | 2025
Leia mais
Cultura

Concurso Rasuras 2025 está com inscrições abertas 

terça-feira, 15 de abril | 2025
Leia mais
Pesquisa

Programa de Iniciação Científica Júnior recebe inscrições até o dia 6 de junho

terça-feira, 15 de abril | 2025
Leia mais
Institucional

Sinaes: entenda a importância da lei que regulamenta as avaliações do Ensino Superior no Brasil   

segunda-feira, 14 de abril | 2025
Leia mais