Horários sujeitos à alteração sem aviso prévio
As disciplinas online têm encontros síncronos periódicos. Sua participação nestes encontros é fundamental para um melhor aproveitamento dos estudos. Ainda mais importante é o primeiro encontro síncrono, no qual serão apresentados o Plano de Ensino e a dinâmica da disciplina e do semestre (atividades, fóruns, calendário dos encontros síncronos, avaliações).
Confira a seguir a data e horário do primeiro encontro síncrono:
Atenção: além deste primeiro, haverá outros sete encontros síncronos, sempre às sextas-feiras, em datas e horários definidos no Plano de Ensino de cada disciplina.
Pré-requisitos de 2010/1 a 2014/2
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Pré-requisitos a partir de 2021/1
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Este formulário deverá ser utilizado para expressar solicitações que não se enquadram nos demais formulários existentes em nossa secretaria.
O Solicitante deverá preencher todos os campos, de maneira objetiva e completa, sem abreviações.
Poderão ser anexados documentos no momento da entrega do formulário que o aluno entender ser de valia à sua solicitação.
O formulário deverá ser preenchido e entregue impresso na secretaria da Escola de Direito, prédio 11, guichê de atendimento.
Para saber mais sobre Atividades Complementares e ter acesso ao formulário acesse a página de Procedimentos acadêmicos.
Para saber mais sobre as Formaturas na Escola de Direito e ter acesso ao formulário acesse a página de Formaturas.
O aluno(a) deve preencher o formulário com seus dados pessoais o nome do professor e da disciplina, antes de imprimi-lo.
Este formulário é usado para o acompanhamento de audiências, para o cumprimento de disciplinas práticas, conforme regulamento do Departamento de Prática Jurídica.
Este formulário comprova a presença em banca examinadora para validação de atividades complementares.
A cerimônia de formatura é um evento significativo na vida de nossos alunos e alunas. Representa a realização de metas acadêmicas, o reconhecimento do esforço e dedicação ao longo dos anos de estudo. É um momento de celebração, onde os/as formandos/as podem refletir sobre suas conquistas, agradecer aos que os apoiaram e olhar para o futuro com expectativas positivas.
A formatura também simboliza a transição para uma nova fase da vida, seja ingressando no mercado de trabalho, continuando os estudos ou explorando novas oportunidades. Além disso, muitos consideram a formatura como um marco importantíssimo na construção da identidade pessoal e profissional.
Além de ser um rito acompanhado e festejado por familiares, amigos dos formandos e comunidade acadêmica, em síntese, a cerimônia de formatura é um evento simbólico que representa o fim de uma jornada educacional e o início de novos capítulos na vida de nossos estudantes.
MANUAL DE FORMATURASO/A aluno/a provável formando/a deve realizar, obrigatoriamente, inscrição em UMA das turmas formandas, de acordo com o semestre pretendido sendo estes:
As inscrições para os/as prováveis formandos/as em 2024/2 já foram encerradas no site. Em caso de necessidade, o contato deve ser feito através do e-mail [email protected] ou [email protected] de acordo com as turmas e datas previstas para as formaturas:
TURMA 159 (18/01/2025 | SÁBADO | 19h30)
TURMA 179 (25/01/2025 | SÁBADO | 16h)
TURMA 189 (11/01/2025 | SÁBADO | 19h30)
IMPORTANTE: Estas datas e horários estão sujeito a alterações caso o número mínimo de formando não seja atingido.
Após a confirmação da inscrição (procedimento acima), os/as alunos/as prováveis formandos/as de 2024/2 devem, em agosto de 2024, preencher o Requerimento de Formatura no Portal Sou Aluno (www.pucrs.br/soupucrs-aluno/), anexando cópia do documento de identidade civil e identificando a turma escolhida na inscrição.
Já os/as prováveis formandos/as de 2025/1 devem aguardar o contato da Escola, em março de 2025, para início das tratativas e orientações de suas formaturas.
Em caso de dúvidas, contate a secretaria da Escola de Direito através do e-mail [email protected] ou [email protected] .
Ato de Deliberação Nº 002/2017 – Para alunos ingressantes a partir de 2015/1
Ato de Deliberação Nº 007/2009 – Para alunos ingressantes até 2014/2
Prof. Dr. Elias Grossmann [email protected]
Local: 8º andar – Sala 815
Telefone: (51) 3353-4829 / (51) 3353-4308
E-mail: [email protected]
Definição do/a professor/a orientador/a em TCC (2025/1)
Os/as estudantes que se matricularem em TCC deverão manifestar suas sugestões de orientadores/as no período de 10/01 a 16/02/2025.
Para tanto, deverão acessar o link abaixo, fazendo login com matrícula e senha (mesma do sistema Moodle).
SUGIRA AQUI TRÊS PROFESSORES/AS ORIENTADORES/AS
Neste link, deverão indicar sua área de pesquisa, tema provisório e sugerir três professores/as orientadores/as, por ordem de preferência.
A Escola de Direito atenderá as sugestões dos/as estudantes, desde que os/as professores/as orientadores/as sugeridos tenham vagas disponíveis.
O critério para ordenar o preenchimento de vagas será o coeficiente de rendimento do/a estudante.
A divulgação dos/as professores/as orientadores/as dos/as estudantes que preencherem suas sugestões entre 10/01 a 16/02/2025 ocorrerá no dia 24/02/2025. Também ocorrerá nova divulgação de orientadores/as no dia 24/03 para os/as estudantes que indicarem suas sugestões entre 17/02 e 17/03/2025.
Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Este formulário é usado pelos professores da banca examinadora para avaliação do TCC, no dia da apresentação do aluno, impresso no verso da ata.
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quarta-feira, 29 de janeiro | 2025