Justificativa de falta(s) com e sem abono – Ausência Autorizada
REGULAMENTO Nº 01/2024
BaixarAtesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).
Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.
Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.
Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.
Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.
Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.
Atesta a presença do acadêmico na Escola em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).
Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.
Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.
Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.
Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.
Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.
O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:
A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.
No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.
A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.
No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).
O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.
A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.
No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).
Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos. Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Biomedicina, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.
Documentos disponíveis (Currículos 9602 e 9617 – Ingresso a partir de 2020/1).
As atividades Complementares têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para sua formação humana e profissional. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas, coordenado pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, regula o registro dessas atividades conforme o seu regulamento registrado no Projeto Pedagógico do referido curso.
O aluno deve entregar na secretaria o formulário próprio devidamente preenchido com os seus dados acadêmicos, anexando a este documento a cópia do certificado da atividade submetida a C.A.C (Comissão de Atividades Complementares) para julgamento. O certificado orignal deve ser apresentado juntamente da entrega da cópia do documento.
Assim que deferida ou indeferida, o resultado da análise será publicada no sistema acadêmico-financeiro do aluno, no link Atividades Complementares. As horas válidas para cada atividade e outras regras estão disponíveis no regulamento de seu respectivo curso.
As Atividades Complementares são parte integrante do currículo dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Comissão de Atividades Complementares (CAC) é o órgão responsável pela análise, julgamento e validação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário de requerimento preenchido em uma via. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.
As atividades complementares são parte integrante do currículo do curso, devendo somar para o Curso de Licenciatura 200h (duzentas horas) e para o curso de Bacharelado 120h (cento e vinte horas). São aquelas atividades que guardam relação de conteúdo e forma com atividades de cunho acadêmico, representam instrumentos válidos para o aprimoramento da formação básica e profissional do futuro graduado em Educação Física. Somente serão consideradas Atividades Complementares aquelas realizadas durante o período em que o aluno estiver com matrícula ativa nos Cursos de Educação Física desta Unidade.
O aluno deverá apresentar na secretaria do prédio 81 (6º andar), nos meses de abril ou setembro, o atestado/certificado original e uma cópia, que será anexada ao formulário (abaixo) devidamente preenchido.
Créditos | 1ª parcela | 2ª parcela | 3ª, 4ª e 5ª parcela | Valor semestral |
---|---|---|---|---|
2 | R$ 352,50 | R$ 0,00 | R$ 176,26 | R$ 881,28 |
3 | R$ 352,50 | R$ 176,22 | R$ 264,39 | R$ 1.321,89 |
4 | R$ 352,50 | R$ 352,52 | R$ 352,50 | R$ 1.762,52 |
5 | R$ 352,50 | R$ 528,76 | R$ 440,63 | R$ 2.203,15 |
6 | R$ 352,50 | R$ 705,00 | R$ 528,76 | R$ 2.643,78 |
7 | R$ 352,50 | R$ 881,24 | R$ 616,89 | R$ 3.084,41 |
8 | R$ 352,50 | R$ 1.057,48 | R$ 705,02 | R$ 3.525,04 |
9 | R$ 352,50 | R$ 1.233,75 | R$ 793,14 | R$ 3.965,67 |
10 | R$ 352,50 | R$ 1.410,02 | R$ 881,26 | R$ 4.406,30 |
11 | R$ 352,50 | R$ 1.586,26 | R$ 969,39 | R$ 4.846,93 |
12 | R$ 352,50 | R$ 1.762,47 | R$ 1.057,53 | R$ 5.287,56 |
13 | R$ 352,50 | R$ 1.938,77 | R$ 1.145,64 | R$ 5.728,19 |
14 | R$ 352,50 | R$ 2.114,95 | R$ 1.233,79 | R$ 6.168,82 |
15 | R$ 352,50 | R$ 2.291,25 | R$ 1.321,90 | R$ 6.609,45 |
16 | R$ 352,50 | R$ 2.467,52 | R$ 1.410,02 | R$ 7.050,08 |
17 | R$ 352,50 | R$ 2.643,76 | R$ 1.498,15 | R$ 7.490,71 |
18 | R$ 352,50 | R$ 2.820,03 | R$ 1.586,27 | R$ 7.931,34 |
19 | R$ 352,50 | R$ 2.996,24 | R$ 1.674,41 | R$ 8.371,97 |
20 | R$ 352,50 | R$ 3.172,54 | R$ 1.762,52 | R$ 8.812,60 |
Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos.
Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Farmácia, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.
Documentos disponíveis
(CURRÍCULO 9601 – ingresso a partir de 2020/1)
(Currículo 3510 – Ingresso a partir de 2010/1)
As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do Curso de Nutrição. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário preenchido em uma via.
Currículo 9608 – Ingresso a partir de 2021/1
Currículo 3622 – Ingresso a partir de 2010/1
Deve ser entregue na secretaria (Prédio 6 – 2º andar), entregar cópias dos certificados e trazer os originais para conferência:
Currículo em Extinção – 3/204
Currículo Novo – 3/205
Formulários Atividades Complementares
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sexta-feira, 20 de dezembro | 2024